Pós-graduação em Ciência da Informação promove eventos sobre inovação e Web
Atividades reuniram pesquisadores, profissionais e estudantes
- Atualizado em
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu, entre os dias 13 e 15 de agosto, o 1º Fórum de Ecossistemas de Inovação e Informação (Ecoinfo) e o 3º Colóquio do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Colabimetrics). Os eventos, coordenados pelo professor da Ufal e do PPGCI, Ronaldo Araújo, ocorreram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes.
A programação contou com palestras e debates envolvendo temas variados, tais como os fluxos digitais de informação, colaboração institucional em ecossistemas de inovação e a desinformação a partir da democracia e de um debate público da ciência, traçando diagnósticos e perspectivas com a presença de representantes nacionais e internacionais, como o professor José Moreiro, de Madrid, Espanha.
“Tivemos uma semana bastante produtiva em nossos eventos, com discussões sobre a importância da infraestrutura e a necessidade de a gente garantir a própria soberania como datacenters, os próprios ecossistemas de inovação, a preocupação com os atores e como eles desenvolvem esse processo, as fontes que eles consultam. Foi um evento que contou com muitas parcerias articuladas entre diferentes instituições”, explicou o professor Ronaldo.
Ele também destacou a troca de experiências entre os participantes e apontou ainda a importância do apoio do governo de Alagoas, por meio da Fapeal, para a realização do evento e das pesquisas debatidas e apresentadas durante o Colabimetrics.
“Tivemos a presença de representantes do Ibict [Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia], do professor José Moreiro da [Universidad] Carlos III de Madrid, que, atualmente, está como professor visitante na Ufba [Universidade Federal da Bahia], e da vice-diretora de ensino da Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] que participou da nossa mesa sobre desinformação em saúde. A gente reconhece a importância do governo no financiamento dessas pesquisas para fortalecer tanto a questão da soberania nacional e a integridade da informação”, celebrou o pesquisador.
Inovação em pauta
A pesquisadora do Ibict, Priscila Sena, destacou a importância da discussão sobre abordagens regionais e redes colaborativas da inovação com impacto social. “Dentre as temáticas que eu abordei, as principais foram a inovação com impacto social e a importância de se pensar criticamente com foco nas pessoas, trazendo perspectivas da justiça informacional e do fomento a uma inovação com mais responsabilidade”, disse.
Representante do Ministério da Justiça, Ana Clara Cândido apontou a troca de experiências com os temas debatidos durante os três dias de evento. “Eu tive uma fala sobre inovação aberta, mostrando as práticas dessa inovação, a implementação nos diferentes órgãos pensando na participação ativa dos atores, o que implica também a participação ativa da universidade, das empresas e das organizações públicas e privadas como entes e participantes ativos no processo de inovação”, refletiu.