Simpósio na Ufal promove diálogos sobre diversidade infantil na psicologia
Evento vai discutir perspectivas plurais e a invisibilidade de infâncias, questionando o reconhecimento de direitos e narrativas próprias
- Atualizado em
O 1° Simpósio Alagoano de Infâncias Dissidentes (Miudezas) será realizado em 24 de setembro próximo, no Auditório Vera Rocha, no Instituto de Ciências Farmacêuticas da Ufal [antigo Csau, Centro de Ciências da Saúde]. O evento busca criar um espaço de encontro, escuta e produção de sentidos em torno das múltiplas infâncias que, historicamente, têm sido invisibilizadas ou silenciadas por olhares normativos.
Com o tema Por Infâncias Plurais e Possíveis: de quais crianças estamos falando na Psicologia?, o simpósio propõe “tensionar as fronteiras do que entendemos por infância, problematizando discursos hegemônicos que limitam o reconhecimento de crianças enquanto sujeitos de direitos e desejos”.
A programação conta com duas mesas de debates. A psicóloga Elâne Santos fará a palestra intitulada O brincar como ferramenta de construção de identidades na infância, com mediação de Eduardo Weslley. Na sequência, a mesa Infâncias em trânsito: estratégias de cuidado em saúde de crianças dissidentes será conduzida por Lanna Vieira e mediada por João Porto.
Os interessados podem garantir sua inscrição gratuita até o dia 21 de setembro clicando aqui.