Ufal apoia chamada para investimentos industriais no Nordeste

Iniciativa lançada em Maceió reúne instituições financeiras e de fomento; propostas podem ser enviadas até 15 de setembro

Por Ascom Ufal com Fiea
- Atualizado em
Reitor Josealdo Tonholo durante lançamento da Chamada Pública para Seleção de Planos de Negócios para Investimentos Industriais no Nordeste
Reitor Josealdo Tonholo durante lançamento da Chamada Pública para Seleção de Planos de Negócios para Investimentos Industriais no Nordeste

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonhoo, participou do lançamento da Chamada Pública para Seleção de Planos de Negócios para Investimentos Industriais no Nordeste, vinculada às missões da Nova Indústria Brasil (NIB). O evento ocorreu na última quinta-feira (21), na Casa da Indústria. A iniciativa oferece um pacote de apoio financeiro estimado em R$ 10 bilhões para empresas brasileiras e cooperativas que realizem ou planejem realizar investimentos nos estados nordestinos, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região.

“É oportunidade de financiamento para as empresas locais, mas o ponto chave é exatamente a parceria com instituições de ciência e tecnologia, a exemplo do que a gente já faz hoje no nosso Programa de Inovação. Então, o foco principal é alavancar a competitividade empresarial, passando também por associações, por cooperativas, mas de preferência, que tenham incremento de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias ou de sistemas que permitam uma melhor gestão e aumento de competitividade dessas empresas”, destacou Tonholo.

Os recursos poderão ser acessados por meio de crédito, participação acionária, subvenção econômica ou recursos não reembolsáveis. Cada projeto deve ter orçamento superior a R$ 10 milhões e estar alinhado às linhas temáticas de Energias Renováveis (com foco em armazenamento); Bioeconomia (voltada a fármacos) e Descarbonização (com foco em hidrogênio verde).

“Mais que uma Chamada. A Chamada Nordeste busca identificar projetos de empresas e cooperativas para investimento no Nordeste a partir dos vários tipos de linhas de financiamento e recursos de subvenção. E o Sistema Fiea, por meio do IEL/AL, tem expertise para apoiar a submissão das propostas. A parceria com ICTs - como a Ufal, por exemplo - pontua positivamente. Vamos captar recursos que impulsionem o Desenvolvimento de Alagoas”, reforçou a gerente de Desenvolvimento Empresarial, Inovação e Pesquisa, Eliana Sá.

A parceria envolve o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Sudene, com apoio do Consórcio Nordeste, da Secretaria do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA).

Na ocasião do lançamento reitor da Ufal também mostrou o apoio à iniciativa. “A ideia aí é a gente trazer empresas para trabalhar em parcerias com o Ufal. Nós vamos fazer uma chamada, mandar o contato para todas as empresas que já são parceiras para estimular a participação dos nossos pesquisadores no desenvolvimento de projetos cooperativos”, adiantou.

Durante a abertura do encontro, o presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, ressaltou a importância do momento para o setor industrial. “Precisamos unir esforços, compartilhar conhecimento e ampliar o fortalecimento institucional das empresas alagoanas para ocuparmos nosso espaço de liderança na pauta da inovação e da sustentabilidade”, afirmou.

Prazos e inscrição

O prazo para submissão dos planos de negócio vai até 15 de setembro, às 18h (horário de Brasília). As propostas selecionadas serão anunciadas até 28 de novembro, com início da execução previsto para janeiro de 2026. Os interessados devem preencher o Formulário de Apresentação de Propostas (FAP), disponível em forms.finep.gov.br/forms/externo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails chamada_nordeste@bndes.gov.br ou cp_chamadanordeste@finep.gov.br .

Os empresários alagoanos contarão ainda com o apoio técnico do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para a inscrição de seus projetos. A entidade oferece serviços como revisão de planos de negócios, adequação às exigências da chamada e apoio direto à submissão. O atendimento pode ser solicitado pelos telefones (82) 2121.3085 e 2121.3109.

O lançamento contou com a presença do vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho; da secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão; além do reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo. Pela Finep, participaram os analistas de Fomento no Nordeste, Rafaelly Fortunato e Douglas Freitas, e o gerente do Regional Nordeste, Ossi Ferreira.

Também estiveram presentes a superintendente regional do Banco do Brasil em Sergipe, Solange Barbosa; Romero Paes, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas, Sidinei Reis; e o gerente regional de Negócios da Caixa Econômica Federal, Kleber Jurema.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável