Ufal discute ações para área de internacionalização em Alagoas
Reunião contou com a participação de representantes de duas instituições públicas de ensino superior locais. As ações terão a parceria da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas (SERFI),
- Atualizado em
O fortalecimento, em parceria, para a área de Internacionalização de Alagoas, pautou a reunião entre o reitor Josealdo Tonholo e os reitores Odilon Máximo de Morais e Carlos Guedes de Lacerda, respectivamente, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Promover ações conjuntamente e firmar um acordo de cooperação entre as instituições envolvidas, que incluem, ainda, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), foi uma das definições. Também foi discutida, como um dos primeiros passos, a criação de um Fórum de Internacionalização para impulsionar internamente a área a ser trabalhada.
Foi a primeira reunião, em julho, para discutir a internacionalização e teve como local o gabinete do reitor Tonholo. O calendário de ações será ainda definido e a frente de trabalho conta com a participação do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas (SERFI). A pasta tem como titular Júlio Cezar da Silva que devido a uma agenda com o governador, não pode estar presente, tendo na oportunidade, sido representado pelo reitor da Uneal. Por meio de telefone, o secretário aproveitou para dizer da importância da união das quatro instituições de ensino superior, visando a promoção de atividades na área de internacionalização de Alagoas.
No contexto das discussões, foi destacada como ponto principal da cooperação internacional, a Universidade de Lisboa (Portugal). ”Esse é um momento ímpar, para alinhar e reforçar a importância das instituições envolvidas, que têm trabalho consolidado, para pensar, de forma unida, a internacionalização e o fortalecimento dessa área em Alagoas”, enfatizou o reitor Odilon, acompanhado, na oportunidade, da professora Jeylla Salomé Barbosa Lima, da Uneal.
O reitor Josealdo Tonholo aproveitou para fazer uma breve retrospectiva sobre o trabalho que a Ufal desempenha na área de internacionalização, por meio da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), sob a coordenação do professor Niraldo de Farias, presente à reunião com uma equipe do setor. Criada há mais de duas décadas, a ASI tem como uma das atribuições definir diretrizes para uma política institucional na área de cooperação internacional. “O estado de Alagoas tem ficado de fora da cooperação internacional e temos quatro instituições públicas de ensino superior que estão fazendo a diferença no Estado”, destacou Tonholo, enaltecendo a iniciativa de desenvolver um trabalho conjuntamente em prol de Alagoas.
A definição de estratégias para fortalecer internamente as universidades parceira foi enfatizada pelo coordenador Niraldo Farias que defendeu a assinatura de um termo de cooperação entre as instituições e a criação de Fórum de Internacionalização, para debater atividades específicas que contemplem as instituições, envolvendo as áreas de graduação e pós-graduação.
O reitor Carlos Guedes, que estava acompanhado da professora e responsável pelo setor de divulgação e eventos do Ifal, Adriana Thiara Santos, também destacou a importância da parceria entre as instituições envolvendo o governo estadual para a definição de estratégias e da grande contribuição que as quatro universidades públicas locais podem dar a área em debate.
Pela Ufal, também presentes à reunião, a vice-reitora Eliane Cavalcanti, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, a assessora de gabinete, Leonéa Santiago, o assessor especial do reitor, Clayton Santos e o coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, Vinícius Manzoni.