Ufal impulsiona campanha do Selo ODS EDU 2025 em todos os campi
Ações de divulgação serão encerradas no Campus A.C. Simões, no dia 25, a partir das 8h, na Sala dos Conselhos
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está concorrendo, pelo segundo ano consecutivo, ao Selo ODS Educação, concedido pela Plataforma. A certificação reconhece instituições de ensino comprometidas com a Agenda 2030 da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este ano, além da divulgação pelos canais oficiais, redes sociais e comunicação interna, a Ufal ampliou sua estratégia, levando a campanha também aos campi fora de sede.
No dia 6 de agosto, o Campus Arapiraca recebeu a visita da professora Juliene Barros, assessora especial do Gabinete da Reitoria e coordenadora institucional do Selo ODS na Ufal. Ela apresentou os requisitos para inscrição de iniciativas, prazos, normas e realizou o cadastro e o treinamento do grupo presente no uso da plataforma.
O Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, recebeu a visita da professora Juliene no dia 7 de agosto, e conheceu os requisitos para submeter projetos. Seguindo o mesmo formato de divulgação, o encontro contou com a participação expressiva do corpo discente, destacando também questões conceituais relacionadas à campanha. Em ambas as ocasiões, a presença da vice-reitora professora Eliane Cavalcanti reforçou o apoio da gestão ao fortalecimento da participação institucional.
Encerrando o ciclo de ações presenciais, a Ufal realizará, no próximo 25 de agosto, no Campus A.C. Simões, um Seminário sobre o Selo ODS EDU 2025, com programação voltada para debates sobre diversidade e oficinas de capacitação no uso da plataforma. A atividade será realizada na Sala dos Conselhos, das 8h às 12h. O treinamento será feito pelas professoras Juliene Barros, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Lana Palmeira, da Faculdade de Direito (FDA).
As inscrições para o Seminário sobre o Selo ODS EDU 2025, que acontece duia 25 de agosto, devem ser feitas exclusivamente por este link
Antes do treinamento, a representação da Gestão vai falar sobre a importância do selo. Também vai acontecer uma mesa-redonda com o tema Diversidade de gênero, raça, etnia e inclusão social, que contará com as palestrantes: Elaine Pimentel, da FDA, Chrystiane Toscano, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe), e Lígia Ferreira, da Faculdade de Letras (Fale).
A Ufal reforça o convite para que pesquisadores e pesquisadoras cadastrem suas iniciativas na plataforma até o dia 1º de setembro de 2025 (prazo impreterível). “Participe e mostre seu compromisso individual e coletivo com a Agenda 2030 e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ajude a construir um mundo melhor para todos e todas!”, conclamou Juliene Barros.