Canal de Experiência do Usuário vai aprimorar serviços de tecnologia
Iniciativa do Núcleo de Tecnologia da Informação fortalece a escuta ativa da comunidade universitária
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), lançou o Canal de Experiência do Usuário (CEU), um novo meio de comunicação institucional voltado para o acolhimento e a mediação de manifestações da comunidade universitária sobre os serviços de tecnologia da informação.
Disponibilizado na seção do NTI no site da Ufal, o canal tem como objetivo estruturar o fluxo de atendimento, estabelecer padrões e ampliar a escuta ativa dos usuários internos da universidade, com foco especial em situações que não foram solucionadas por meio das solicitações de serviço convencionais, a exemplo dos ‘chamados’.
A criação do canal é mais uma ação estratégica do NTI, na busca constante por inovação e melhoria da experiência dos usuários. “O CEU representa mais um passo importante para aproximar o NTI da comunidade acadêmica e tornar os processos mais participativos e transparentes”, afirma o diretor Reinaldo Cabral.
Responsável técnica pelo canal, Sunny Miranda destaca que a iniciativa foi pensada para dar voz aos usuários e transformar o retorno recebido em ações práticas. “Cada manifestação é uma oportunidade de entender melhor as necessidades da comunidade e ajustar os serviços para que atendam cada vez mais às expectativas dos nossos usuários”, explica.
O canal segue os parâmetros estabelecidos pela Lei nº 13.460/2017, a qual estabelece normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos, que prevê o prazo legal de até 20 dias para resposta. A estrutura de atendimento conta ainda com a atuação do servidor Donizetti como suplente técnico, garantindo a análise e o encaminhamento adequado de cada demanda recebida.
O NTI, reconhecido por sua atuação na sustentação de sistemas acadêmicos, administrativos, suporte técnico e infraestrutura digital da Ufal, reforça com essa iniciativa seu papel como agente ativo na transformação digital da universidade.
“Ouvimos nossos usuários, analisamos os pontos de melhoria e buscamos responder com agilidade e responsabilidade. O CEU auxiliará a tornar a TI mais humana, próxima e resolutiva”, conclui Reinaldo Cabral.
O acesso ao Canal de Experiência do Usuário pode ser feito diretamente na seção do NTI/Ufal .