Ufal promove seminário do Selo ODS EDU 2025 com foco em diversidade e capacitação
Ação reuniu docentes, estudantes e técnicos em preparação para a nova candidatura da Universidade à certificação da Agenda 2030 da ONU
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas promoveu, na última segunda-feira (25), o Seminário do Selo ODS EDU 2025, visando a uma nova certificação. O evento reuniu professores, estudantes e técnicos da instituição que debateram sobre diversidade e trocaram informações sobre o uso da plataforma de inscrição de projetos.
A atividade integra o plano estratégico da universidade para garantir, pelo segundo ano consecutivo, a certificação concedida pela iniciativa que reconhece instituições de ensino comprometidas com a Agenda 2030 da ONU e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em março deste ano, 16 projetos da Ufal receberam o certificado referente às inscrições de 2024. Para a vice-reitora Eliane Cavalcanti, alcançar novamente o selo é uma conquista que amplia a visibilidade nacional da instituição. “A proposta do selo surgiu também para que nos conhecêssemos melhor, para valorizar o trabalho de cada pesquisador e pesquisadora, sejam técnicos, docentes ou estudantes. A ideia é reconhecer e socializar esse trabalho, mostrando sua relevância não apenas para a universidade, mas também para toda a sociedade”, afirmou.
A programação da atividade de segunda-feira contou com uma mesa-redonda mediada pela professora Lana Palmeira, da Faculdade de Direito (FDA), com a participação das docentes Elaine Pimentel (FDA), Lígia Ferreira (Fale) e Crystiane Toscano (Iefe), que debateram o tema diversidade de gênero, raça, etnia e inclusão social dentro da perspectiva dos ODS. Além disso, a professora Juliene Barros conduziu um treinamento sobre os requisitos para inscrição de iniciativas, prazos, normas e orientou os participantes no uso da plataforma.
Segundo a vice-reitora, fortalecer a adesão da comunidade acadêmica é fundamental para a conquista do Selo ODS EDU 2025. “O selo não é apenas da instituição, ele é nosso. É uma vitória coletiva. Para que isso aconteça, precisamos mobilizar mais pessoas, sensibilizar aqueles que ainda não enxergaram a importância da causa e conquistar novos aliados. Isso é positivo para a Universidade, mas ainda melhor para os pesquisadores e alunos que participam desse processo”, concluiu.
A expectativa é que novas ações de mobilização sejam realizadas até a divulgação do resultado, prevista para este segundo semestre.
Sobre o Selo ODS Educação
A certificação é realizada pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030, e UNB 2030. A participação é gratuita e patrocinada nacionalmente pela Editora Edebê. A instituição certificada pelo Selo ODS EDU passa a ter os seus dados divulgados na plataforma on-line para inspirar outras instituições a se cadastrarem e realizarem projetos que vão ao encontro do alcance das metas da Agenda 2030.
Com o Selo, a Ufal pode ampliar as possibilidades de parcerias para o desenvolvimento de projetos, participação em editais, premiações nacionais e compor um grupo de instituições comprometidas com os avanços dos indicadores nacionais.