Ufal recebe mais de 270 contribuições da comunidade para novo PDI
A maioria das propostas foi relacionada à área de pesquisa
- Atualizado em
Após um período de prorrogação, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) concluiu a etapa de consulta pública do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Foram recebidas 272 colaborações por meio do formulário eletrônico disponível para sugestões da comunidade acadêmica nas principais áreas de atuação da Ufal: ensino, pesquisa, pós-graduação e inovação, e extensão e cultura.
A maior participação foi dos docentes (47,2%), que enviaram propostas para construir a Ufal que se quer para os próximos anos. Segundo a Comissão de Sistematização do PDI, 35,8% dos participantes foram técnicos administrativos e 17% estudantes.
Agora, as contribuições serão analisadas e encaminhadas às comissões acadêmicas para avaliação e deliberação. A maioria das colaborações foi direcionada à área de pesquisa, com 152 propostas. Outras 84 foram recebidas sobre ensino e 36 relativas à extensão. O documento final será construído pensando em objetivos e propostas de ações para serem realizados no período de 2025 a 2032, com foco no planejamento e na gestão estratégica.
O PDI é um documento obrigatório a ser apresentado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) em processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento, conforme a Lei 10.861/2004 e o Decreto 9.235/2017. Em sua elaboração, considera-se a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas da instituição para definir seus objetivos e determinar as melhores estratégias para atingi-los.
“O novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal está sendo construído com um olhar estratégico e integrado, fortalecendo o diálogo entre as áreas acadêmicas e administrativas. Enquanto o campo acadêmico define os macro objetivos da Universidade, o campo administrativo estabelece prioridades para garantir a viabilidade e a efetividade dessas metas. Além desse alinhamento essencial entre objetivos e prioridades, o documento trará planos complementares voltados a áreas sensíveis da instituição, como tecnologia, infraestrutura, inclusão e sustentabilidade. Esse esforço coletivo reafirma nosso compromisso com uma gestão planejada, participativa e orientada para o futuro da Ufal”, destacou o pró-reitor de Gestão Institucional, Jarman Aderico.