Ufal tem 2 projetos aprovados pelo CNPq para eventos técnico-científicos
Financiamento vai garantir a realização de um simpósio e um seminário internacional em 2026
- Atualizado em
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acaba de conquistar a aprovação de dois projetos na Chamada nº 08/2025 – Apoio a Eventos Técnico-Científicos em Saúde, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Saúde.
Um dos projetos é o 3º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde, que será realizado em Maceió, nos dias 2, 3 e 4 de setembro de 2026. A iniciativa recebeu o aporte de R$ 190 mil e reunirá especialistas, pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais da saúde de todo o país, além de convidados internacionais da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Cabo Verde.
Promovido em parceria com a Fiocruz, a Abrasco e 24 Instituições de Ensino Superior que integram a Rede do Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaúde), o simpósio contará com nomes de destaque, entre eles, a ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade, que fará a abertura, e a professora Ana Estela Haddad, Secretária de Informação e Saúde Digital, como uma das conferencistas.
A organização do evento está a cargo do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Ufal, sob a liderança e articulação dos professores, Josineide Francisco Sampaio, Diego Nóbrega e Michael Ferreira Machado, que foi o responsável pela submissão da proposta.
“O evento será uma oportunidade única para a discussão de experiências, troca de conhecimentos e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde brasileiro, reforçando o papel estratégico da atenção primária na promoção da saúde e na formação de profissionais qualificados”, destacou a professora Josineide.
Pesquisa em saúde
O outro projeto aprovado é o Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde: Gestão do SUS rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que será promovido pela Escola de Enfermagem e pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Ufal. O evento está previsto para setembro de 2026, com investimento estimado em R$ 215 mil e expectativa de reunir cerca de mil participantes, com palestrantes nacionais e internacionais.
Com caráter inovador e abrangência internacional, o seminário abordará três grandes eixos: O SUS e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); Inovação, pesquisa e avaliação na gestão do SUS; e Cooperação internacional e perspectivas futuras. O projeto é coordenado pelas professoras Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira e Laís de Miranda Crispim Costa.
“Mais do que um evento acadêmico, esta iniciativa reafirma o compromisso da Ufal e da Escola de Enfermagem com a excelência científica, a equidade e a universalidade do direito à saúde, projetando Alagoas no cenário nacional e internacional da pesquisa em saúde”, ressaltou a professora Keila.
O resultado final da seleção dos projetos apoiados pelo CNPq será divulgado em novembro deste ano. Caso confirmada a aprovação definitiva, a Ufal ampliará ainda mais sua atuação como referência em ciência, inovação e formação de profissionais, fortalecendo o papel de Alagoas no cenário da saúde pública no Brasil e no mundo.