Ufal tem participação de destaque no 35º Colóquio Brasileiro de Matemática

Alunos e professores apresentaram trabalhos e reforçaram o papel da universidade na formação de profissionais capacitados e na democratização do ensino.

Por Maria Villanova – estudante de Jornalismo
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Da esquerda para a direita: Williams, Gustavo, professor Davi, professora Myrla, professor Iury, Sandiel e Messias, representantes da Ufal no Congresso Brasileiro de Matemática..jpeg
Da esquerda para a direita: Williams, Gustavo, professor Davi, professora Myrla, professor Iury, Sandiel e Messias, representantes da Ufal no Congresso Brasileiro de Matemática..jpeg

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve participação de destaque no 35º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), maior evento nacional da categoria, realizado no Rio de Janeiro. Entre teses, apresentações e trocas de experiências, professores e alunos dos campi A.C. Simões e Arapiraca representaram a instituição, mostrando a produção de pesquisa realizada na Universidade.

Do Instituto de Matemática (IM) do Campus A.C. Simões, localizado em Maceió, participaram os professores Davi Lima e Myrla Barbosa, junto com os alunos Gustavo Ribeiro e Williams Silva. Já do curso de licenciatura em Matemática do Campus Arapiraca, estiveram presentes o professor Iury Domingos e os discentes Sandiel Domingos e Messias Cavalcante.

O evento, sediado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entre os dias 27 de julho e 1º de agosto, reuniu pesquisadores de várias partes do país e se consolidou como espaço de troca de conhecimento e de fortalecimento da área. Para os professores e alunos da Ufal, a participação foi uma oportunidade de ampliar a formação, conhecer novas perspectivas e interagir com profissionais de referência.

“Foi a primeira vez que saí do estado e foi uma experiência muito empolgante! A alegria de ver tanta gente, conhecer mestres que só via de maneira virtual e treinar a comunicação em público, divulgando nosso conhecimento, foi ótima. Apresentei meu artigo, sobre o Teorema de Equidistribuição de Weyl, que trata a distribuição uniforme de sequências de valores de polinômios em que algum de seus coeficientes não-constantes é irracional. O teorema foi tratado e provado através de uma perspectiva ergódica”, contou o estudante Williams, que tem como orientador o professor Davi Lima.

A troca de experiências vai além de uma realização profissional e pessoal dos estudantes, mostrando o desenvolvimento acadêmico discente e também a construção de redes de colaboração, refletindo diretamente na sociedade. A participação da Ufal também evidencia o compromisso na formação de profissionais capacitados, o estímulo ao aprendizado e a excelência do corpo docente, que apresentou trabalhos elogiados pelos presentes.

“Meu trabalho de pesquisa investiga fenômenos das áreas de Sistemas Dinâmicos, fenômenos que se modificam com o tempo e pretendemos prever e descrevê-los. Teoria dos Números é provavelmente a área mais transversal e multidisciplinar da Matemática e tem diversas aplicações, como na área de Computação. Especificamente, trabalho com os espectros de Markov e Lagrange e como subconjuntos de números inteiros se distribuem sob os aspectos da geometria fractal”, contou o professor Davi.

Democratização do ensino

Outro aspecto de destaque foi a participação dos alunos de Arapiraca no Congresso, reforçando a política de interiorização da universidade, que garante o acesso à educação superior a jovens da capital e do interior. Para o professor Iury Domingos, é importante destacar os trabalhos realizados nos campi do interior, em especial, de Arapiraca, que vem desenvolvendo pesquisas científicas apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Julgo importante destacar o papel transformador da educação e da pesquisa científica na universidade, que, neste caso, vem impactando positivamente a trajetória de dois estudantes oriundos de uma região afastada da capital e inseridos em uma instituição interiorizada”, disse ele, referindo-se aos seus orientandos, Sandiel Domingos e Messias Cavalcante.

Enfrentando dificuldades de deslocamento e infraestrutura, os alunos encontram na Ufal a oportunidade de transformar suas trajetórias. A presença no congresso simboliza a superação e a democratização do ensino. É o caso de Messias, que apresentou um trabalho sobre o conjunto de Cantor, em referência aos diferentes tamanhos de infinitos (cardinalidade) desenvolvidos pelo matemático alemão Georg Cantor (1845-1918).

Residente do povoado Camadanta, na zona rural do município de Junqueiro, Alagoas, o acesso diário à universidade exige esforço logístico considerável, já que o transporte público não atende diretamente a sua localidade, e o ponto mais próximo encontra-se a cerca de 4 km de sua residência, sendo preciso fazer esse trajeto a pé. “Apesar dessas condições, ele tem mantido uma trajetória acadêmica marcada pela excelência, tanto no desempenho quanto na postura frente às atividades do curso”, orgulhou-se o orientador Iury.

Os estudantes são preparados para atuar com excelência no ensino, na pesquisa e em diferentes setores. Esse trabalho impacta diretamente a realidade de Alagoas e do Brasil, fortalecendo a presença de professores e pesquisadores qualificados, capazes de contribuir para o avanço científico e social.

“Conhecer o Impa é um marco importante para toda pessoa que gosta de matemática, comigo não foi diferente. Tive não só a oportunidade de participar, mas de apresentar trabalho e o evento deixou muito claro que o mundo da matemática tem ainda grandes estradas para serem percorridas e eu, como aluno, quero poder percorrer o máximo delas”, contou Sandiel, encantado com a experiência.

A Ufal, por meio de seu corpo discente e docente, vem reafirmando seu papel estratégico de unir excelência acadêmica e compromisso social, formando profissionais críticos, engajados e preparados para transformar o futuro por meio do conhecimento. A participação no mais importante encontro de Matemática do Brasil também reforça a excelência e a produção científica desenvolvida em Alagoas como uma referência no cenário nacional.



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