Reitor da Ufal visitou instituição no México para trazer cooperação técnica

Além de receber alunos para a pós-graduação, a pretensão é ampliar as parcerias acadêmicas


- Atualizado em
Reitor Josealdo Tonholo (3º da esq. para dir., de paletó preto) e professor Gaus Silvestre, diretor do Ceca (tamb´m de paletó preto)
Reitor Josealdo Tonholo (3º da esq. para dir., de paletó preto) e professor Gaus Silvestre, diretor do Ceca (tamb´m de paletó preto)

O reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, esteve entre os dias 31 de agosto e 1° de setembro em visita ao Instituto Tecnológico de Comitán, no México. A cerimônia de boas-vindas fez parte da programação que celebra os 40 anos do Instituto. O reitor foi acompanhado do diretor do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), Gaus Silvestre de Andrade Lima.

Tonholo destacou que a região é economicamente semelhante ao Nordeste brasileiro e a cooperação internacional com o TECNM Comitán é importante para as áreas de pesquisa, inovação, tecnologia e desenvolvimento social.

“Nós temos um interesse comum com relação às plantações de cana-de-açúcar, milho e outras culturas que são produzidas simultaneamente na região Nordeste e em Chiapas. Os cursos do Instituto Tecnológico mexicano estão voltados para a área de agricultura e para a área de Tecnologias da Informação, que são correlacionadas com o que fazemos no Ceca e também no Campus A.C. Simões. Por isso a importância dessa parceria na construção de um projeto de cooperação no âmbito da Capes Global”, ressaltou o reitor.

O diretor do Ceca enfatizou que a Ufal já tem uma parceria com o Instituto Tecnológico de Comitán por meio de intercâmbio de alunos. Em breve, dois novos alunos chegarão para desenvolver pesquisas nos programas de pós-graduação de Produção Vegetal e de Proteção de Plantas. Mas a ideia é ampliar essa parceria internacional.

“Deixamos abertas várias possibilidades. Seja na cooperação acadêmica, nessa questão científica, seja na inovação. Fomos muito bem recebidos, acolhidos, e já estamos passando as informações de editais abertos da Capes, na expectativa que a gente selecione novos alunos para o nosso programa de pós-graduação”, adiantou Gaus.

Os docentes da Ufal foram recebidos pelo diretor do Instituto, Artemio Enríquez Espinosa, que compartilhou uma mensagem de boas-vindas reafirmando o compromisso do TECNM Comitán em promover a colaboração acadêmica, científica, tecnológica, cultural e esportiva com instituições de renome, como a Ufal. Também participaram da cerimônia as egressas da Ufal, Rosemberg Rodríguez Reyes e Karla Gil Jiménez, que realizaram estágios acadêmicos no Brasil.

O reitor Josealdo Tonholo seguiu para a Cidade do México, onde ficará até o próximo sábado (6), para cumprir uma agenda da missão técnica da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior (Anuies).



Objetivos de Desenvolvimento Sustentável