Ufal abre consulta pública para elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna

Estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e comunidade externa podem participar com sugestões até o dia 17 de outubro

Por Ascom Ufal
Ufal abre consulta pública para elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna
Ufal abre consulta pública para elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna

A Auditoria Geral (AG) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu início a uma consulta pública para a elaboração do Plano Anual de Auditoria Interna (Paint). Estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados da Ufal e toda a sociedade podem participar por meio do preenchimento do formulário disponível neste link

O objetivo da consulta é receber sugestões de assuntos e áreas que podem ser objeto de avaliação, assessoramento ou treinamento de auditoria no exercício de 2026. As sugestões podem ser enviadas até o dia 17 de outubro próximo. O sigilo será preservado durante todo o processo de consulta, só haverá identificação de quem assim desejar. Os dados recebidos serão usados somente para a construção de ações por parte da AG Ufal.

Elaborado anualmente, o Paint contempla o planejamento da realização de trabalhos de auditoria selecionados com base na análise de risco, o que envolve o estudo da materialidade (recursos financeiros envolvidos), da relevância (tendo em vista os objetivos da instituição) e criticidade (processos internos que podem provocar prejuízos à instituição caso não sejam realizados adequadamente).

As atividades de auditoria interna buscam agregar valor à gestão. Para que ocorra uma eficiente atuação, por meio de uma construção coletiva, a AG busca ouvir os atores que compõem a Universidade, tais como gestores, servidores, estudantes e sociedade como um todo. Por isso, essa participação é fundamental para que se construa um planejamento das atividades de auditoria a partir das expectativas da comunidade acadêmica.

A escuta da comunidade acadêmica possibilita à unidade de auditoria interna colher contribuições importantes para a melhoria do controle e da eficiência dos recursos da Ufal”, ressaltou o auditor, Thyago Bezerra.