1ª Copa Intermunicipal de Matemática de AL destaca ensino público do estado

Ao todo, 13 municípios participaram da competição; o município de Jequiá da Praia foi o grande vencedor

Por Ryan Charles - estudante de jornalismo
- Atualizado em
Equipe vencedora da Copa Intermunicipal de Matemática de Alagoas
Equipe vencedora da Copa Intermunicipal de Matemática de Alagoas

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, o Centro de Convenções de Maceió foi palco de competições de tirar o fôlego na 1ª Copa Intermunicipal de Matemática de Alagoas, realizada dentro da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos. Reunindo estudantes de diversas regiões do estado, o projeto reuniu o que há de melhor no universo matemático em um só lugar.

A Copa é uma iniciativa do Centro de Excelência em Matemática e Demais Ciências (Cemaci), que é vinculado ao Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), tendo como diretores e organizadores os professores do IM, Krerley Oliveira (diretor geral) e Davi Lima (diretor adjunto). O projeto conta também com a participação do docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Luiz Philippsen, e do servidor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Argos Albuquerque.

Além deles, também fizeram parte da equipe do projeto os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Matemática (PPGMAT) da Ufal, Gerson Ferreira e Henrique Caldas, e os graduandos Moises de Mello e Robert Costa.

Segundo Davi Lima, a Copa tem origem no Núcleo de Treinamento Intensivo (Nuti) da AMA, iniciativa da qual ele é um dos coordenadores e que, por meio da parceria entre a Ufal e a AMA, oferece formação continuada a estudantes da rede pública de ensino de Alagoas. O foco dessa formação é o fortalecimento do raciocínio lógico e matemático, além de promover encontros de capacitação docente voltados a práticas pedagógicas lúdicas, inspiradoras e desafiadoras.

De acordo com o docente, um dos principais objetivos da ação, foi promover a integração entre estudantes de diferentes municípios e proporcionar uma experiência educacional singular. “A Copa é um ponto de partida para motivar alunos, professores, gestores e responsáveis no acompanhamento e no incentivo aos talentos que existem em cada município”, afirmou.

Ao todo, 16 municípios foram convocados para participar da competição, selecionados a partir dos melhores desempenhos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Desses, 13 municípios compareceram ao evento. As disputas ocorreram em formato de duelos entre municípios, nos níveis 1 e 2, testando os conhecimentos dos estudantes e evidenciando a relevância da educação pública no estado.

Ao final da disputa, o município de Jequiá da Praia, representado pelos estudantes Luan Wictor, de 14 anos, Maria Anelly e Arthur Gabriel, de 13 anos, e João Gabriel, 12 anos, sob a orientação do professor Carlos Oliveira, foi o grande campeão da competição. Para o professor Davi Lima, mesmo com a vitória do município, a conquista deve ser celebrada por todos os participantes.

“É importante compreender o que significa êxito numa competição com essa. A equipe campeã foi a de Jequiá da Praia, mas todas as outras equipes conseguiram aproveitar e perceber que o Instituto de Matemática faz um trabalho extremamente relevante para sociedade através do nosso Centro de Excelência em Matemática e demais Ciências”, finalizou.