Programa de pós-graduação da Ufal abre inscrições para 6º Curso de Verão

Atividade é voltada a discentes das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde e graduados também; prazo vai até 31 de janeiro e aulas acontecem entre 2 e 7 de março


- Atualizado em
Turma da edição anterior do Curso de Verão
Turma da edição anterior do Curso de Verão

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove a 6ª edição do Curso de Verão. Desta vez, com o tema Os Caminhos da Ciência, contando 20 anos de história, o evento acontece nos dias 2 a 7 de março, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), no Campus A.C. Simões. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro, com vagas limitadas, e os interessados podem se inscrever neste link.

A iniciativa é voltada para estudantes de graduação de cursos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde [Biologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Medicina e Educação Física]. É uma oportunidade principalmente para aqueles estudantes que não estejam envolvidos e não tenham participado de projetos de iniciação científica. Também podem participar graduados nessas áreas citadas, com até dois anos de formados e que não estejam matriculados em programas de pós-graduação, não possuam experiência de iniciação científica e pretendam realizar mestrado.

O evento é organizado pelos professores Jamylle Ferro e Igor Melo com auxílio de discentes do PPGCS e promete proporcionar um espaço para a construção de novos conhecimentos, apresentar a ciência e as linhas de pesquisa do programa, em um ambiente de discussão científica, com palestras, mesas-redondas e oficinas, e, principalmente, uma experiência prática de vivência nos laboratórios vinculados.

“O nosso curso foi pensado de forma a servir como uma imersão no que é o saber científico, abordando parâmetros básicos como ética, o passo a passo na construção de hipóteses científicas e do conhecimento, noções de biossegurança e também palestras sobre temas relevantes e atuais na ciência. Toda a experiência, proporciona aos cursistas e demais envolvidos um contato direto com temas atuais e transversais que vão além de pesquisas realizadas nas áreas de Ciências da Saúde e Biológicas, complementam a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, e permite um diálogo mais próximo entre os pesquisadores e os mais jovens que possuem interesse em Ciência”, explicou Jamylle Ferro, professora do PPGCS e que divide a coordenação do evento com o professor Igor Melo.

A docente também contou que o curso é uma oportunidade de estudantes participarem de práticas que serão transformadoras para a sua formação, ainda que não pretendam seguir carreira acadêmica. “O ponto alto do evento é a parte prática, onde os discentes cursistas irão aos laboratórios participantes para conhecer os projetos, acompanhar e realizar experimentos que culminam com a possibilidade de elaborar, apresentar e discutir uma hipótese científica resultante da sua experiência”, reforçou.

Vale ressaltar que os estudantes que se inscreverem serão classificados conforme os critérios de seleção descritos no edital e que cada estudante selecionado deverá participar de todas as atividades teóricas e práticas. Os participantes vão vivenciar a prática no laboratório, comparecendo a 100% das atividades, obedecendo à disponibilidade e ao número de vagas ofertadas pelos laboratórios. Para saber mais sobre os laboratórios participantes da edição e os critérios de avaliação, basta acessar o site oficial do evento clicando aqui.

Dúvidas dos interessados podem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail do curso: cursodeveraoppgcsufal@gmail.com.

Comemoração de 20 anos do PPGCS

A 6ª edição do Curso de Verão também se destaca por celebrar os 20 anos do PPGCS e terá atividades comemorativas compartilhadas com os membros do programa, com a participação de convidados que atuam na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professores que fizeram parte da construção do programa, atuais membros docentes e discentes, e os cursistas, proporcionando uma discussão sobre o atual cenário científico do Brasil.

“Esse momento será importante, trazendo uma visão macro de como a ciência é feita no Brasil, além das paredes dos laboratórios e campos de realização da pesquisa, possibilitando pensar juntos de onde viemos e como queremos crescer nas próximas décadas”, exaltou a professora Jamylle.

A docente também destacou a parceria exitosa do Programa com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que, desde a primeira edição do Curso de Verão, em 2016, participa das atividades com uma unidade móvel para o cadastro de doadores de medula óssea e sangue, e, nesta edição, a unidade estará presente na ação no prédio do ICBS para a conscientização e capacitação de doadores.

A novidade desta edição é que, pela primeira vez, os discentes do PPGCS farão a apresentação de trabalhos a fim de discutir pesquisas já realizadas e em andamento de forma coletiva. “Acreditamos que esse momento contribuirá para uma melhor visão dos estudantes, já que são muitas linhas de pesquisa e os cursistas poderão relacionar melhor o que é necessário para a construção dos trabalhos apresentados com a infraestrutura necessária”, finalizou.

A programação completa e as novidades sobre o evento podem ser acompanhadas nas redes oficiais do Curso de Verão, por meio do Instagram

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável