Enfermagem aprova evento internacional da Pós apoiado pelo CNPq

Ação se destaca por ser a única contemplada no estado de Alagoas; seminário está previsto para setembro de 2026

Por Ascom Ufal
- Atualizado em

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve aprovada a proposta para a realização do Seminário Internacional de Pesquisa em Saúde: Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), rumo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento está previsto para 21 a 23 de setembro de 2026, no Centro de Convenções de Maceió, e foi o único contemplado no estado de Alagoas.

A ação foi selecionada em chamada nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a proposta contará com R$ 215.000,00 em recursos, destinados à execução da programação científica e às atividades formativas previstas, possibilitando a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, além da estrutura necessária para a realização do evento.

A proposta obteve avaliação favorável pelo Comitê de Relevância Social, com destaque para sua aplicabilidade, impacto social e potencial de contribuição para o aprimoramento das políticas públicas e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do CNPq, no âmbito da Chamada de Apoio a Eventos Técnico-Científicos em Saúde, a ação conta com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (SECTICS/Decit).

Coordenado pela professora Keila Cristina Pereira do Nascimento Oliveira, tendo como vice-coordenadora a professora Laís de Miranda Crispim Costa, ambas vinculadas ao PPGENF. O seminário reunirá pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, estudantes e representantes da sociedade civil, do Brasil e do exterior.

O objetivo é debater os desafios contemporâneos da gestão do SUS em articulação com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A programação incluirá conferências, mesas-redondas, painéis temáticos, oficinas participativas e apresentação de trabalhos científicos.

Entre os principais eixos temáticos estarão equidade em saúde, financiamento e governança do SUS, inovação e transformação digital, avaliação de políticas públicas, educação planetária e sustentabilidade, promovendo a troca de experiências nacionais e internacionais voltadas ao fortalecimento dos sistemas universais de saúde.

Mais informações sobre a programação, inscrições e submissão de trabalhos serão divulgadas posteriormente nos canais institucionais da Ufal.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável