Gestão da Ufal autoriza início das obras no Instituto de Matemática

Entrada principal e rampa continuam interditadas, e acesso ao prédio será pela entrada dos fundos até dia 3 de julho, quando encerra o semestre letivo

Por Simoneide Araújo – jornalista / Fotos Gabriel Souza
- Atualizado em
Reunião da gestão central da Ufal com representantes da comunidade do Instituto de Matemática
Reunião da gestão central da Ufal com representantes da comunidade do Instituto de Matemática

Em reunião nesta segunda-feira (22), com representantes da comunidade do Instituto de Matemática (IM) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, aprovou o calendário de ações que serão feitas no prédio do IM, onde houve a queda de um pedaço de reboco da platibanda, que atingiu um estudante da referida unidade acadêmica. A entrada principal e a rampa continuam interditadas e o acesso será pela entrada dos fundos até o dia 3 de julho, quando se encerra o semestre letivo.

A partir desta terça-feira (23), a Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfa) começa o levantamento dos custos da obra de reversão do telhado e retirada total da platibanda. De acordo com Valter Quirino, pró-reitor em exercício, este será um trabalho emergencial para garantir a segurança da comunidade universitária. “Vamos começar a obra logo após o primeiro andar do prédio ser desocupado. Os professores terão até 3 de julho para desocupar os laboratórios e as salas para que a obra possa ser iniciada”, confirmou.

O reitor afirmou que será feita uma força-tarefa em várias áreas para que seja feito todo o serviço necessário, apesar da falta de recursos. “Vamos providenciar, além do telhado, que será todo refeito, vamos fazer a revisão da rede elétrica e reparos das paredes com infiltração. Com a reversão do telhado não vamos mais precisar da platibanda e isso vai evitar problemas com infiltração”, destacou Tonholo.

Outro ponto discutido na reunião foi o redimensionamento das salas de aula de outros prédios para atender as demandas do IM. A Pró-reitora de Graduação (Prograd) vai fazer esse estudo para garantir as aulas no próximo semestre letivo, que começa dia 27 de julho. “Vamos fazer esse redimensionamento para garantir as aulas, e tão logo as obras do IM sejam finalizadas, as atividades voltam ao prédio automaticamente”, completou o reitor.

O diretor do IM, professor Isnaldo Isaac Barbosa, e a vice-diretora Juliana Theodoro agradeceram o apoio do reitor e de toda equipe de gestão desde a última sexta-feira (19), quando aconteceu o acidente que feriu o estudante do Instituto. “Nossos agradecimentos à equipe da Proginst [Pró-reitoria de Gestão Institucional], da Prograd, da Proinfra, ao gerente de Segurança Institucional da Proinfra, Robson Damião, e, enfim, a todas as pessoas que nos apoiaram”, disse o professor Isnaldo, que também agradeceu aos integrantes do IM presentes à reunião com a gestão da Ufal.

Também participaram da reunião a vice-reitora Eliane Cavalcanti; o pró-reitor da Proginst, Edson Lima; a pró-reitora de Graduação, Eliane Barros; o coordenador de Graduação da Prograd, Vinícius Manzoni; além da equipe da Fundepes.

A vice-diretora do IM, Juliana Theodoro, informou que o aluno atingido pelo pedaço de reboco da platibanda está bem. Ela acompanhou o estudante na última sexta-feira (19) e, junto com a professora Viviane Oliveira, permaneceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) até sair o resultado dos exames, que constatou não ter havido nenhuma complicação, que estava tudo bem com o rapaz, momento que o discente foi liberado.




Objetivos de Desenvolvimento Sustentável