Progep divulga atividades de promoção à saúde do servidor para 2012

Entre elas, serão criados projetos para combater o alto índice de hipertensão e diabetes


- Atualizado em
Servidores participam de ginástica laboral
Servidores participam de ginástica laboral

Jhonathan Pino - jornalista

Neste sábado, 28, a Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o Ministério da Saúde, inicia  campanha sobre o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Servidores serão alertados sobre como se prevenir, detectar os sintomas e combater a doença. Essa será a primeira ação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Progep), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) de 2012, e fará parte da programação de 2012, voltada às atividades de promoção da saúde e do bem estar do trabalhador na Ufal.

Em 2012, alguns projetos serão desenvolvidos na Progep a partir da demanda constatada em pesquisas institucionais realizadas, a pedido da CQVT, para verificar a saúde dos trabalhadores, e do ciclo de exames periódicos, realizado ano passado. “Por meio dessas ações foi possível constatar o perfil epidemiológico do servidor da Ufal e verificar o alto índice de pessoas com hipertensão e diabetes na universidade”, relatou Rosineide Duarte, coordenadora do CQVT.

Conforme a servidora, neste ano, serão criados projetos para combater o alto índice de hipertensos e diabéticos na Ufal, mas não apenas essas doenças serão o foco de ação do CQVT. “Iremos consolidar as oficinas de LER/DORT ̶ conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo ̶ e trabalhar com a divulgação de outras epidemiologias, conforme o calendário do Ministério de Saúde”, revelou.

Apesar da orientação e do combate a doenças, com o auxílio da Perícia Médica e da Vigilância e Promoção à Saúde, a coordenadoria também atuará na busca pela qualidade de vida do trabalhador, mantendo as ações de sucesso no ano anterior, como a ginástica laboral e os seminários de Saúde do Servidor Público Federal de Alagoas e de Saúde Mental. “Devemos ampliar a Ginástica Laboral para as outras unidades, pois atualmente este projeto está restrito à Reitoria. Também vamos desenvolver o Seminário da Mulher, no dia 8 de março; o II Seminário de Saúde do Servidor Público, no mês de abril, e o Seminário de Saúde Mental, que será em maio”, detalhou Rosineide.

Durante todo o ano, O CQVT também promoverá campanhas de vacinação, principalmente para os servidores que trabalham em ambientes insalubres, como os trabalhadores do Hospital Universitário e da Superintendência de Infraestrutura.

Coordenadoria também promove várias capacitações

Os servidores também terão oportunidade de se capacitar através de atividades desenvolvidas pela Coordenadoria, entre elas: o Projeto Gestação Ativa, de orientação às servidoras gestantes, e o Programa de Preparação para a Aposentadoria, com oficinas voltadas para que o servidor, em processo de aposentadoria, pense em como ocupar o tempo livre, cuidar das finanças e ter acesso ao lazer.

Este ano, será reativado o Núcleo de  Estudos e Atendimento a Dependentes Químicos e proposto o curso de capacitação de Segurança no Trabalho. “Queremos desenvolver ações humanizadas no relacionamento do trabalho e também vamos promover o curso de aperfeiçoamento de parecer psicossocial, voltados para os assistentes sociais e psicólogos”, acrescentou a coordenadora.

Ainda voltado para a área da saúde, o CQVT dará início ao processo de sensibilização para a implantação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público. Também serão realizadas oficinas para esclarecer chefes e secretários sobre os procedimentos e o fluxo de licença médica, atendendo as normas do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass).