Geografia em tempos de ensino remoto é tema de livro escrito por docentes
Publicação foi feita com apoio do Pibid e PRP e está disponível de forma gratuita
- Atualizado em
Nos próximos dias 11 e 12 de abril será lançada a publicação “Pibid e PRP Geografia em Tempos de Ensino Remoto Emergencial: práticas, reflexões e investigações”, organizado pelos supervisores, preceptor e coordenadoras de área dos dois programas: Denis Rocha Calazans, Maria Izabel Correia Silva de Messias, David Wanderley Silva Lins, Cirlene Jeane Santos e Santos e Jacqueline Praxedes de Almeida.
A edição é uma contribuição do Pibid e PRP Geografia, edição 2020-2022, para a escola campo, para o Instituto de Geografia e Meio Ambiente (IGDEMA) e para toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e já está disponível para acesso gratuito no site da Editora CRV.
O livro será lançado em dois eventos. O primeiro será no dia 11 de abril, às 10h, no auditório Jorge Batista, localizado Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió. No outro dia (12), o lançamento acontece no 1º Seminário Pibid e PRP Geografia, com o tema “Formação Docente em Tempos de Pandemia”, a partir das 15h, no Auditório do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA/Ufal).
Segundo a professora Jacqueline Praxedes, coordenadora de área do Pibid, e Cirlene Jeane, coordenadora do PRP, ambas da Geografia, a obra tem um valor muito grande para todos os participantes do Pibid e PRP Geografia, pois representa a integração dos dois programas.
“Durante toda a edição de 2020-2022 os programas atuaram na Geografia em uma fina parceria. Este é o primeiro livro do Pibid Geografia após a participação do curso em praticamente todas as edições do programa e também o primeiro do PRP, além de ter sido produzido em um momento tão difícil que é o da pandemia de covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial (ERE)”, explica a professora Praxedes.
Para o Preceptor do PRP Geografia Denis Rocha, o lançamento deste livro representa o fruto de um significativo trabalho de parceria entre os programas Pibid e PRP e da profícua relação entre Universidade e Escola Campo na busca pela melhoria da formação inicial de professores. “O livro também gerou uma grande satisfação, pois possibilitou aos professores em formação a publicação de seus trabalhos, possibilitando o compartilhamento das experiências e saberes adquiridos e vivenciados durante a edição 2020-2022 dos dois programas”, afirma.
Ainda segundo o professor, o livro mostra que é possível formar professores pesquisadores e inseri-los no mundo da produção acadêmica. “Mas, para além da publicação do livro, mostra que a formação docente é um campo aberto, amplo e rico de elementos a serem estudados, experienciados e transformados em conhecimento. Nesse sentido, cabe a nós, professores formadores, não medir esforços para contribuir com as novas gerações de docentes”, completa.
Para a supervisora do Pibid Maria Izabel, o livro é uma realidade e um ganho memorável, principalmente, por agregar valores a formação docente, permitindo ao leitor um contato com as experiências vividas e investigações desenvolvidas pelos licenciandos dos programas no cotidiano da sala de aula. Já para David Wanderley, o livro é o coroar de um trabalho extremamente desafiador implementado durante a pandemia, momento esse que exigiu a construção de saberes de forma desafiadora. “O livro é, portanto, o registro dessas vivências marcadas pela interação entre os programas PIBID e PRP do curso de Geografia da Ufal. A publicação do livro não foi uma tarefa das mais fáceis, por necessitar de muita energia determinação e consequentemente uma grande dedicação, na forma de planejamento, organização e o cumprimento de metas. Mas, valeu a pena, por ser a realização de um sonho profissional e pessoal, sou agradecido a todos que participaram direta e indiretamente desse trabalho”, diz o professor.
Os estudantes
Para a estudante pibidiana Karine Gabrielle a publicação do livro representou a vitória pessoal e de suas ancestrais, sendo a primeira mulher da família a entrar na Universidade e ter uma produção acadêmica publicada. Foi a possibilidade de poder mostrar para as mulheres que convivem com ela e para suas alunas, que as mulheres podem alcançar seus objetivos acadêmicos e que todo esforço na escrita vale a pena. “O livro representou um marco importantíssimo na minha vida acadêmica e profissional, pois simbolizou um degrau importante para alcançar níveis mais altos dentro da academia”, diz.
O residente Lucas da Silva, afirma que a participação no livro proporcionou imensa satisfação e uma ganho para sua identidade profissional. Já para o residente Diego Bezerra, a publicação do livro representou a oportunidade de expressar as experiências vividas na prática docente através do Programa Residência Pedagógica, para ele gratidão é a palavra que define este momento de grande relevância para sua trajetória acadêmica e para o exercício da docência em Geografia na educação básica.
Diva Cristina, também integrante do PRP Geografia da Ufal, explica que participar da elaboração do livro gerou uma grande satisfação e alegria, sendo também uma realização pessoal e profissional. Segundo ela, “o trabalho feito na Residência Pedagógica foi muito importante e compartilhar isso através de um livro é gratificante. Acredito que o livro também ajudará futuramente a abrir portas na continuidade da minha vida acadêmica”.
Para José Vitor, também bolsista do PRP Geografia, a participação no livro significou a realização de um desejo antigo em possuir sua escrita científica, sistematizada em forma de livro com objetivo de contribuir com outras pesquisas sobre o ensino da Geografia na educação básica e com outros professores da área.
O livro
A capa do livro foi idealizada e cedida gentilmente pelo professor Júlio Gaudencio, do Pibid Sociologia, e conta ainda com os prefácios da professora Maria Danielle, coordenadora institucional do Programa, e do professor Damião Augusto, diretor-geral do Ifal Maceió, escola campo de atuação do Pibid e PRP Geografia. O texto da contracapa é de autoria da professora Lúcia de Fátima, coordenadora institucional do Pibid no período 2016-2018.