DAP alerta sobre andamento de processos de progressão dos docentes

Nesse período de pós-greve, setor se organizou para, até o final do ano, analisar todos os processos parados no período

Por Ascom Ufal

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) alerta aos servidores docentes sobre o andamento de processos administração para progressão. Segundo o diretor-geral do DAP, Clebson de Farias, como a Universidade se encontra em período pós-greve, os setores ainda estão se readaptando, conciliando as demandas urgentes com os trabalhos acumulados.

“Os processos recebidos até fevereiro e não-prioritários tiveram suas análises suspensas. Entre os temas não-prioritários, estão: progressão e promoção de servidor docente, revisão de progressão/promoção, progressão de servidor técnico-administrativo e concessão de incentivo à qualificação de servidor técnico-administrativo”, explicou o diretor.

Com o retorno das atividades, a Coordenadoria de Cargos, Carreiras e Funções (Ccaf)  se organizou para, até o final do ano, analisar todos os processos, como forma de compensação dos dias parados. “Informamos que tal pactuação foi acordada entre o setor, a chefia da Coordenação e a direção-geral do DAP, não sendo possível antecipar tal prazo, pois respeita a capacidade operacional do setor. Da mesma forma, garante-se que não haverá prejuízo funcional para os envolvidos”, avisou.

A análise de processos represados já alcança os autos recebidos entre maio e junho, obedecendo a ordem de chegada no setor e as previsões legais de prioridade. Por isso, os docentes que não conseguiram fazer sua progressão a tempo, poderão pleitear a atualização de seus níveis funcionais, obedecendo a INC 01/2024-GR/DAP, disponível na matéria.

O diretor do DAP reforça ainda que o setor trabalha com ciclos de folhas de pagamento, onde, por uma semana inteira por mês, o sistema Siape encontra-se inacessível para implantações e consultas de progressão. “Durante esse período, as equipes se voltam à reordenação dos trabalhos e reanálise de prioridades, além de proferir encaminhamentos no Sipac que não dependam da folha de pagamento Siape”, afirmou.

E completa: “Reforçamos a necessidade de os interessados consultarem o andamento dos processos no Sipac Ufal, seja na parte pública ou na parte com senha. Essa consulta é necessária para que o servidor se certifique a origem de eventual demora de análise do processo. Deve-se observar o recebimento do processo no setor”.

Confira em anexo o Fluxo de processo de revisão e progressão docente e o total de processos movimentados (recebidos) na Ccaf de janeiro a setembro de 2024.