Livro de professor da Ufal é um dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

Obra escrita por Fábio Lins fala sobre Machado de Assis e a Administração Pública

Por Deriky Pereira – jornalista
- Atualizado em 23/07/2025 15h34
Obra escrita por Fábio Lins fala sobre Machado de Assis e a Administração Pública
Obra escrita por Fábio Lins fala sobre Machado de Assis e a Administração Pública

Agora é oficial! O livro Machado de Assis e a Administração Pública, escrito pelo professor Fábio Lins, da Faculdade de Direito (FDA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025 no eixo Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A lista foi divulgada pela comissão organizadora da premiação na última terça-feira (22) e a solenidade de premiação que anunciará os vencedores acontecerá no dia 5 de agosto.

"Ser um dos finalistas do Premio Jabuti Acadêmico tanto é uma conquista de grande significado para alguém como eu que vem se dedicando à pesquisa há tantos anos, como um verdadeiro incentivo para continuar publicando obras que promovem o diálogo entre várias áreas do conhecimento e o debate sobre temas e pessoas que fizeram e fazem a diferença na vida de Alagoas, do Brasil e do mundo. Machado de Assis é uma destas pessoas, e seu legado no serviço público será mais divulgado com a presença do meu livro entre os finalistas", celebrou o docente.

Ainda segundo Fábio, o fato de o livro falar sobre Machado de Assis sob a ótica dele como servidor público é uma satisfação em dose dupla: "Seja por eu ser um fã do escritor, e também pelo fato de eu sempre ter, sempre tive uma grande apreciação por tudo que envolve a administração pública. Então, juntar esses dois mundos, da administração pública com a literatura, para mim foi um prazer. E ter isso tudo reconhecido pelo Prêmio Jabuti, é, para mim, algo sem palavras, sem preço", contou, com alegria.

Sobre o livro

Segundo o docente, o livro revela como o maior nome da literatura brasileira tinha intensa relação com a administração pública, analisando a trajetória do autor no serviço público onde ele atuou por mais de 40 anos em doze diferentes funções e apresentar e interpretar para os leitores as opiniões, sobre os mais variados temas, que Machado de Assis expunha em suas crônicas jornalísticas.

O professor diz também que o livro foi fruto de uma extensa pesquisa para desvendar um Machado de Assis que a sociedade talvez não conheça: a sua atuação como servidor público. “Gostaria que as pessoas, realmente, tivessem acesso a este livro que foi fruto de uma pesquisa muito extensa que eu procurei tanto analisar questões históricas, literárias, jurídicas e sociológicas, fazendo um resgate da figura de Machado de Assis e descortinando um lado da vida dele que muita gente não conhecia, destacando que ele era um excelente servidor público, bastante comprometido, zeloso e responsável”, explicou Fábio Lins.

Leia mais sobre o livro aqui 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.