Ufal sedia em outubro o Workshop SBM de Mulheres na Matemática

Evento será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro; interessados têm até o dia 20 de setembro para submissão de trabalhos

Por Maria Villanova – estudante de jornalismo (Ascom/Ufal)
- Atualizado em

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será palco do mais importante evento sobre equidade de gênero e participação feminina no campo das exatas, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O II Workshop SBM de Mulheres na Matemática tem como objetivo promover a participação feminina e a visibilidade das diversas perspectivas das mulheres, com o intuito de contribuir para a superação da sub-representação em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como a matemática e áreas afins.

O encontro, que discutirá ciência, saúde mental e representatividade, contará com palestras magnas, minicursos, sessões temáticas e exposições de ações de extensão. Os participantes também terão oportunidade de conhecer mais sobre programas de Mentoria, que promovem o acompanhamento e acolhimento entre professoras, pesquisadoras e alunas de pós graduação, visando oferecer apoio acadêmico e também emocional, considerando os desafios enfrentados por minorias, como mulheres, negros (as) e LBGQIAPN+.

“Também teremos mesas-redondas que abordarão temas como ciência e maternidade, parentalidade, e observando recortes de minorias, reconhecendo os desafios específicos enfrentados por mulheres negras, mães e mulheres trans. Serão discutidos também tópicos institucionais, incluindo formas de acolher, identificar e denunciar casos de assédio em suas diversas formas, com a participação de profissionais qualificados nas áreas jurídica e terapêutica”, explica a professora Juliana Theodoro, vice-diretora do Instituto de Matemática (IM) da Ufal e coordenadora do evento.

A escolha de Maceió para sediar o evento visa incentivar a participação e valorizar as pesquisas realizadas por mulheres da região, que enfrentam desafios ainda maiores, sendo sub-representada no cenário nacional, em contraste com seu vasto patrimônio natural e cultural e científico. Também é uma forma de reconhecimento pelo trabalho fomentado pela Ufal na área, como o projeto Mulheres nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação, em atividade há oito anos e coordenado pela professora Juliana, com o objetivo de incentivar e fortalecer a participação feminina nesses campos, promovendo o empoderamento e autonomia das mulheres na escolha de suas carreiras.

A edição deste ano também vai homenagear a professora Maria Aparecida Soares Ruas, a "Cidinha", titular Senior da USP, falecida este ano, uma das mais renomadas cientistas nacionais, mundialmente conhecida e que elevou o protagonismo feminino do Brasil na academia internacional de Matemática. Veja o perfil da professora homenageada .

As inscrições para o evento e para trabalhos podem ser realizadas até o dia 20 de setembro. Para informações sobre programação, critérios para envios de trabalhos e outras informações, acesse o site do evento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável