Professores da Ufal recebem comenda “Guardião das Águas”
Prêmio foi concedido pelo Governo de Alagoas em razão do trabalho desenvolvido pela preservação e proteção dos recursos hídricos e no desenvolvimento social
- Atualizado em
Em atenção ao trabalho desenvolvido referente à proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos, os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Flávia de Barros Prado Moura, Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves e Vladimir Caramori Borges de Souza foram agraciados com a comenda “Guardião das Águas”, concedida pelo Governo de Alagoas e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 19 de dezembro de 2025.
O evento foi uma grande celebração e reconhecimento pelo trabalho realizado por autoridades, líderes ambientais, representantes de movimentos sociais e acadêmicos, que, por meio de seus esforços e atuação, proporcionam a democratização do acesso a este bem universal, essencial à vida, bem como sua proteção e conservação.
lém dos professores, também foram agraciados o Ministério Público Federal; o Ministério Público do Estado de Alagoas; a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH); a Associação dos Municípios de Alagoas (AMA); a Associação Nordesta – Reforestation & Education; o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA); Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes (ex-secretária de Estado da Semarh); Anna Mathylde Moura Monte (servidora da Semarh desde 2007); Haroldo Oséias de Almeida (ambientalista e um dos fundadores da Associação dos Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga); Marcos Antônio Bezerra Araújo (diretor-presidente do Instituto SOS Caatinga); Marianny Monteiro Pereira de Lira (presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pratagy entre 2023 e 2025); e Mayris Nascimento (fundadora do negócio de impacto social Nosso Mangue).
Reconhecimento e Excelência
Atual diretor do Centro de Tecnologia (CTEC/Ufal), Vladimir Caramori foi reconhecido pela sua excelência na gestão e no cuidado com os recursos hídricos, sendo um dos idealizadores e responsáveis pelo sistema próprio de abastecimento da universidade, juntamente com os professores Nélia Calado e Daysy Lira, além da atuação do engenheiro Diogo Henrique.
Também possui vasta experiência em hidrologia urbana, tendo como principal linha de pesquisa o planejamento e a gestão dos sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e a análise hidrológica em bacias experimentais urbanas. É membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), onde foi presidente no biênio 2016/2017. Em seu discurso, Vladimir agradeceu a comenda e ressaltou que não se trata de um destaque único e exclusivo ao seu trabalho, mas também de um esforço coletivo, realizado no ambiente da Ufal:
Nós trabalhamos pelo que acreditamos. Ser reconhecido por isso significa, em grande medida, que as nossas ações têm um impacto efetivo em benefício da sociedade alagoana, da sociedade brasileira. Então, esta é uma honraria que recebo com muito gosto, porque, de fato, traz a sensação de que estamos no caminho certo e realizando nosso trabalho com toda energia e dedicação. E que precisamos continuar nos dedicando com muita seriedade às ações dentro da nossa universidade, já que elas impactam na sociedade como um todo”, comentou o professor, bastante aplaudido na ocasião.
Também do Ctec, o professor Marllus Neves recebeu a honraria pela trajetória na atuação nas áreas de Águas Urbanas, Recursos Hídricos e Hidrologia. Atualmente, ele é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento (PPGRHS/Ufal), desenvolvendo ao longo dos anos pesquisa na área de Hidrologia, sobretudo em Hidrologia Urbana, Manejo de Águas Pluviais e Águas Urbanas.
Para ele, o prêmio não define apenas suas pesquisas e esforços pessoais, que impactam Alagoas, mas também toda a atuação do Centro de Tecnologia e a contribuição com a formação de novos profissionais, que perpetuam os ensinamentos aprendidos durante a graduação, o mestrado e o doutorado realizados na Ufal:
“O Ctec sempre se preocupou com a formação de recursos humanos capazes de transformação em todos os espaços onde tenham a oportunidade de atuar. No que concerne à gestão das águas, muitos ex-estudantes nossos hoje ocupam posições de destaque no cenário dos recursos hídricos, atuando em empresas, agências, secretarias e vários outros locais. Particularmente, sempre me recordo de quem ensinei e orientei e fico muito feliz em saber que o trabalho é recompensado através deles e através desta comenda”, pontuou.
Reconhecida pelo seu trabalho na área de plantas medicinais, etnoecologia e manejo tradicional dos recursos naturais, em especial na conservação dos recursos hídricos, a professora Flávia de Barros, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), possui mais de 30 anos de atuação, iniciada ainda na graduação em Licenciatura de Biologia, realizada na Ufal, onde chegou a ser presidente da Executiva Nacional dos Estudantes de Biologia (1991-1992).
Também atua com conservação em paisagens fragmentadas e recuperação de áreas degradadas, além de desenvolver trabalhos junto a comunidades tradicionais, na defesa de territórios, águas e ecossistemas de Alagoas. Em seu discurso, ela ressaltou a importância de uma atuação científica comprometida com a realidade social e ambiental:
“Receber esse reconhecimento foi uma honra e um verdadeiro presente. A Comenda Guardião das Águas, além de um reconhecimento pelo trabalho, serve como combustível para a continuidade: para que ciência, poder público e sociedade caminhem juntos na defesa do nosso patrimônio natural. Fico especialmente honrada em compartilhar essa homenagem com outros docentes da Ufal, o que evidencia o papel estratégico da universidade pública na construção de políticas ambientais e na formação de profissionais capacitados e atuantes na proteção dos ecossistemas de Alagoas”, finalizou.
Comenda Guardião das Águas
Criada em 2015 pelo então governador Renan Filho, a Comenda Guardião das Águas é a maior honraria concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) a pessoas físicas que desenvolvem ações efetivas de conservação dos recursos hídricos em Alagoas.
A avaliação dos homenageados é realizada pelo Conselho da Comenda Guardião das Águas, composto pela Semarh, pelo Gabinete Civil e por três membros indicados anualmente. A condecoração tem como objetivo inspirar cidadãos e cidadãs a se engajarem na proteção do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos, garantindo que a água continue sendo um pilar do desenvolvimento econômico e social de Alagoas.