Servidor

Servidores de instituições federais envolvidos com a saúde do trabalhador (perícia médica, medicina do trabalho e equipe multiprofissional) participaram esta semana, de 13 a 15 de julho, do Treinamento de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal, no auditório da Biblioteca Central, no Campus Maceió. Na sexta-feira, 16, também na Ufal, acontece a implantação do Módulo de Perícia em Saúde, que representa a 1ª unidade de saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) estabelecida no estado de Alagoas.

Receber as boas vindas, além de esclarecimentos sobre programas, projetos e serviços disponíveis e ao mesmo tempo analisar e discutir sobre o exercício da profissão foi o que os novos servidores técnicos e docentes da Universidade Federal de Alagoas empossados até 23 de janeiro realizaram de 30 de junho a 2 de julho, através do Programa de Inserção do Novo Servidor à Vida na Ufal (Pins). Participam do programa os servidores dos Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão.

Jandir Hickmann, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais do Centro de Tecnologia (Ctec) e integrante do Grupo de Ótica e Materiais da Universidade Federal de Alagoas, foi convidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para participar da Comissão de Avaliação Trienal dos Programas de Pós-graduação stricto sensu. A primeira reunião será realizada de 19 a 23 de julho, na sede da Capes.

De origens distintas, mas com caminhos semelhantes, cinco professores tomaram posse na segunda-feira, 28 de junho. Eles fazem parte de uma geração que foi formada na Ufal e que de novo estão na Universidade, porém com um objetivo diferente: o de lecionar.


O Professor Andreas Krell, diretor da Faculdade de Direito (FAD), foi escolhido para integrar até 2013 o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), representando a pesquisa na área do Direito em nível nacional (ao lado da Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Relações Internacionais e Sociologia). Veja também informações sobre Sistema de Diárias e Passagens.



O que eu vou fazer quando me aposentar? É uma pergunta frequente entre os servidores que estão prestes a deixar o trabalho. Com objetivo de responder essa e outras dúvidas a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realizou no período de 16 de abril a 16 de junho o curso de capacitação Planejando o futuro: Preparação para a aposentadoria.

No último dia 09, quarta-feira, a Reitora Ana Dayse Dorea e o vice-reitor, Eurico Lôbo, juntos, participaram da solenidade de posse de sete novos servidores da Universidade. A solenidade contou também com a presença do diretor do Departamento de Administração de Pessoal (Dap), Welligton Pereira e o diretor do Instituto de Geografia e de Meio Ambiente (IGDEMA), José Vicente Ferreira.

Sistema de Controle de Diárias e Passagens, ou melhor, o tão conhecido SCDP é temido por alguns servidores que ainda não se acostumaram com a nova ferramenta. O que parece obscuro para alguns foi a solução encontrada pelo Governo Federal para que servidores não fiquem a mercê de uma lentidão burocrática. Acessado via Internet, o SCDP integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens, decorrentes de viagens realizadas pelos servidores no interesse da administração.

Estão abertas as inscrições para o VI Congresso de Secretários das Universidades Brasileiras, a ser realizado entre os dias 27 e 30 de Setembro na cidade de Porto Alegre. Com o tema “Secretário das Universidades Brasileiras como Agente de Integração: Uma nova visão de gestão", o congresso será organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O Governo Federal, por meio da portaria 491 de 7 de junho de 2010, definiu horários excepcionais de expediente nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da Fifa, para cumprimento nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Se o momento da posse é único na vida do servidor, na Ufal já está ficando corriqueiro trabalhar com dias tão especiais. O crescimento da Universidade tem contribuído não só para a formação da sociedade alagoana, como também para a concretização de sonhos: em apenas um dia 16 professores e um técnico tomaram posse nesse 1º de junho.

Nos últimos quatro anos, a Ufal praticamente dobrou de tamanho. Com o início das atividades do Campus do Sertão, já são ofertadas anualmente mais de 4700 vagas para cursos de graduação dos três campi - Maceió, Arapiraca e Sertão. O número de professores novos já representa quase 50% dos mais de 1500 existentes na Universidade. Diante de tanta renovação, muitos professores e alunos acabam ignorando os procedimentos do cotidiano acadêmico.