Circularte encerra temporada com exposição fotográfica e aulão de capoeira

Edição especial acontece no hall da Reitoria, das 11h às 18h

Por Natália Oliveira - estudante de Relações Públicas

Nesta quarta (3), o projeto Circularte realiza a última edição da temporada de 2025. Desta vez, o evento será realizado, das 11h às 18h, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e traz em sua programação workshop de dança, oficina de teatro, apresentação musical, aulão de capoeira e abertura da exposição fotográfica dos 45 anos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

A  programação tem início às 11h com a apresentação do grupo musical Vida além do lattes e o Bazar Cultural, que reúne artesãos e comerciantes com peças, produtos, lanches doces e salgados. O Bazar funciona até as 18h. No período da tarde, a partir das 14h, vai rolar o workshop JazzFunk, ministrado pelo estudante Izaias Santos. De acordo com ele, o JazzFunk é uma dança surgida na década de 1990 para suprir a necessidade de cantoras pop terem dançarinos que representassem o que estava sendo cantado.

Às 15h, tem início o aulão de capoeira com o mestre Denis Angola, do projeto de extensão Pedagoginga. Vinculado ao Neabi, o projeto utiliza a capoeira como ferramenta pedagógica que valoriza elementos fundamentais da cultura afro-brasileira como oralidade, circularidade, corporeidade e musicalidade.

Já a oficina de teatro “Nunchi: uma introdução teatral”, também ministrada por Izaias Santos, vai ser realizada às 16h30. A atividade propõe um mergulho na consciência do momento presente, por meio de práticas de meditação e observação. Ao utilizar a arte coreana Nunchi, que consiste em perceber com sensibilidade o ambiente e as pessoas ao redor, os participantes da oficina serão convidados a explorar novas formas de escuta, atenção e presença cênica.

“A proposta [da oficina] visa desenvolver a construção da corporalidade do personagem, valorizando a escuta ativa e a atenção plena como ferramentas essenciais no fazer teatral. A oficina busca promover a reconexão com o agora, despertando o corpo e a mente para a presença verdadeira em cena”, explica Izaias Santos.

45 anos do Neabi

Em comemoração aos 45 anos do Neabi, o Circularte traz a exposição fotográfica com registros feitos ao longo de toda a história do Núcleo. A curadoria da exposição foi feita por estudantes que integram o projeto “Acervos Afro-Brasileiros e Indígenas em Alagoas”, criado em 2022 com o intuito de recuperar parte do acervo do Neabi, que estava em processo de mudança do Espaço Cultural da Ufal para o Campus A.C. Simões.

Os curadores da exposição foram os estudantes Felipe Machado, Ismael Tenório, Laila Talita Ferreira e Ana Luísa Calumby, que fazem parte do Neabi. “A curadoria foi realizada a partir das fotografias presentes no próprio acervo. A seleção foi realizada a partir do recorte por décadas: anos 1980, 1990, 2000, 2010, 2020. Ou seja, buscamos apresentar diversas fotografias, tentando traçar os diversos períodos dos mais de 40 anos do Neabi-Ufal”, explicou Felipe Machado, aluno do curso de licenciatura em História da universidade.

A exposição fotográfica fica no hall da Biblioteca Central da Ufal, em Maceió, até 27 de fevereiro. Os visitantes podem prestigiar a exposição das 8h às 17h, horário especial de funcionamento da biblioteca durante o período de férias letivas na universidade.

O que é o Circularte

O Circularte é um projeto de extensão da Ufal, criado para ser um espaço de trocas e diálogos sobre cultura, arte e ciência entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa da universidade, formada por agentes, coletivos, grupos, associações e instituições públicas e privadas. 

Além disso, o propósito é expandir as possibilidades de articulação das ações e projetos nesses campos, realizadas pelas diversas unidades acadêmicas, fortalecendo a cultura como um eixo central da formação universitária.

Iniciado no último dia 30 de julho, o projeto alcançou sete edições. O Circularte retorna em 2026. Acompanhe o site da Ufal e do evento para ficar por dentro das próximas novidades.