Ufal é aprovada no ProLeei e garante formação de professores do Infantil

Programa contará com a oferta de 143 turmas e atenderá profissionais dos 102 municípios alagoanos

Por Thayná Vasconcelos – estagiária Leei
- Atualizado em 12/06/2025 14h13
Professora do Cedu, Adriana dos Santos (falando ao microfone), coordenadora do ProLeei em Alagoas
Professora do Cedu, Adriana dos Santos (falando ao microfone), coordenadora do ProLeei em Alagoas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi aprovada para participar do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (ProLeei), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). O programa é voltado à formação continuada de professores da Educação Infantil, que atuam com crianças de 4 e 5 anos, a fim de criar a cultura da leitura, escrita e oralidade.

O projeto aprovado foi elaborado pela professora Adriana Cavalcanti dos Santos, do Centro de Educação (Cedu), que atuará como coordenadora local, juntamente com o professor Jânio Nunes dos Santos, coordenador adjunto. A seleção ocorreu por meio do Edital nº 1/2025, publicado no Diário Oficial da União.

“O ProLeei na Ufal terá abrangência estadual e contará com a participação de 143 turmas, atendendo os 102 municípios alagoanos, no âmbito do regime de colaboração entre MEC, Ufal, Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação] e Seduc [Secretaria de Estado da Educação de Alagoas], com aprovação da proposta pelo Comitê Estratégico Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e anuência do reitor Josealdo Tonholo”, informou a professora Adriana.

A proposta da Ufal adota um modelo de formação de homologia de processo em que a Universidade será responsável pela capacitação dos formadores municipais. Estes, por sua vez, atuarão diretamente na formação dos professores da Educação Infantil em seus respectivos municípios. A formação será estruturada com base em quatro eixos fundamentais: interações, brincadeira, literatura e expressão.

O ProLeei integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, e está alinhado às metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido pela Lei nº 13.005/2014. Também atende às diretrizes da nova Lei nº 14.817/2024, que trata da valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.