Semana Nacional do Trânsito propõe bom-humor e camaradagem


- Atualizado em
Alunos do Caic Ufal e do programa Peti participam da panfletagem
Alunos do Caic Ufal e do programa Peti participam da panfletagem

Roberta Batista- estagiária de Jornalismo

 

A Comissão Permanente para Redução da Mobimortalidade por Acidentes de Trânsito da Ufal, o Comitê Estadual para Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, o Detran-AL, e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizam até 29 de setembro, em Maceió, ações referentes à Semana Nacional do Trânsito, realizada no país de 18 a 25 de setembro, por uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito/Conselho Nacional de Trânsito (Denatran/Conatran) e que este ano tem o tema “Educação no Trânsito”.

 

Nesta sexta-feira, 18, os motoristas que entraram no campus da Ufal foram recebidos com performances teatrais e panfletagem, lembrando a importância de exercitar a camaradagem e o bom humor no trânsito. Os panfletos foram entregues por crianças que estudam no Caic da Ufal ou que participam do programa de erradicação do trabalho infantil. Na próxima segunda-feira, 21, será realizada mais uma atividade nos portões da Ufal.

 

A representante da Ufal no Comitê, Rejane Rocha, destaca a importância da semana para as crianças que, segundo ela, estão com a personalidade em formação e absorvem com mais facilidade a educação no trânsito do que os adultos que já possuem posturas e atitudes erradas.

 

O coordenador do Comitê Estadual da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, Eloy Yanes, definiu a semana como a promoção da gentileza, da cordialidade, da simpatia no trânsito, que podem ser exemplificada com o simples gesto de ceder à vez na preferência ou a um pedestre. O comitê confeccionou material, como adesivos e panfletos, com o tema “Deixe-se Contagiar pelo Vírus do Bom Humor”.

 

A abertura foi nesta quinta-feira, às 17h, no auditório do Sesc Poço, e contará com a palestra de um técnico do Detran e apresentação teatral.

 

A Semana conta com intervenções temáticas nas Universidades e Faculdades de Maceió, além de apresentações teatrais e palestras para alunos do Peti Ufal, Caic Ufal, Sesc Jaraguá, cidade de Marechal Deodoro e do Sesi Trapiche.

 

Para o domingo, dia 20, a coordenação de Esportes e Recreação do Sesc- AL organizou ações educativas na área de lazer da Praia de Ponta Verde, das 9h às 14h. O evento é aberto ao público e contará com oficinas educativas, área de recreação, tenda do Detran, apresentações teatrais com os temas “Criança Segura o Trânsito” e “Pedalando com Segurança”, e a presença do caminhão da biblioteca do Sesc.

 

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, terça-feira, o Clube da Bicicletada de Maceió se encontrará na Praça Centenário, às 7h, e realizará um trajeto de ida e volta até o Cepa entregando material educativo e alertando as pessoas para os perigos e problemas ocasionados pelos veículos.

 

O professor de Engenharia Civil da Ufal e membro da Comissão, Antônio Facchinette, explicou que o Clube é um movimento sem líderes que existe dede 2007 e se reúne todo último sábado do mês às 9h, no Posto 7 (Próximo ao Hotel Jatiúca), com o objetivo de repensar a cidade e estimular o uso de transportes não motorizados e/ou públicos coletivos, além de alertar sobre a poluição atmosférica causada em maior parte pelos carros individuais.

Mais informações sobre a bicicletada, no site do Clube.

Leia também: Termina nesta sexta-feira, 18, o cadastramento de veículos para acesso ao Campus