Juíza decide se solta universitário

Carla Serqueira - Gazeta de Alagoas

O futuro breve do preso Ricardo Gomes de Araújo, aprovado no vestibular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está nas mãos da juíza Lorena Sotto Mayor, da 12ª Vara Criminal de Maceió. Na última quinta-feira, 21, à noite ela disse que provavelmente nesta sexta-feira, 22, até o fim da manhã, decidirá sobre o pedido de liberdade provisória, impetrado pela advogada Sílvia Cristina Carlos, da Intendência Penitenciária, em favor do universitário.

Caso a juíza acate o pedido, Ricardo poderá ser solto a qualquer momento, ganhando o direito de responder o processo em liberdade. Ele é acusado de roubar uma moto, na companhia de outro homem, no dia 24 de outubro do ano passado, na feirinha do Tabuleiro.

Mas caso a juíza Lorena Sotto Mayor indefira o pedido de liberdade provisória, a freqüência de Ricardo às aulas é incerta. Ele dependeria de uma autorização judicial, que obrigasse o governo a disponibilizar agentes para acompanhá-lo, todas as noites à Ufal, fazendo a escolta do estudante no período das aulas.

O intendente do Sistema Penitenciário, coronel Dário César, já se pronunciou afirmando que montar uma logística para garantir a frequência de Ricardo à universidade seria “dispendioso”, já que o efetivo de agentes penitenciários é pequeno.

Leia mais sobre o caso.