"A Universidade brota da pedra e da caatinga"

“A universidade brota da pedra e da caatinga. Essa história será contada por vocês, e estejam certos que estamos ajudando a fazer um Brasil diferente, a acabar com indicadores sociais que ainda envergonham o nosso Estado. Eu compartilho da emoção, da beleza desse dia e da luta de vocês para fazer um sertão muito melhor”, disse a reitora Ana Dayse Dorea dirigindo-se, principalmente, à comunidade local, durante a aula inaugural do Campus do Sertão.

Reitora Ana Dayse destaca o momento histórico

Diana Monteiro – jornalista

A reitora Ana Dayse relembrou, na oportunidade, a luta pela expansão da Universidade Federal de Alagoas, que se iniciou em 2005, com a instalação do Campus Arapiraca e polos Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios, reforçando o apoio que sempre recebeu da bancada federal do Estado, representada na solenidade pelo deputado federal Givaldo Carimbão e pelo senador Renan Calheiros.

“Não posso deixar de registrar aqui nesse dia, que para garantia de recursos para a concretização da expansão da Ufal, que contempla o Agreste e o Sertão, foi imprescindível o apoio da bancada de Alagoas. Ressalto também o empenho do então Deputado Rogério Teófilo para a implantação do campus na região do Agreste. Vamos implantar também o Campus do Litoral e assim, concluirmos  o projeto de expansão da Universidade Federal de Alagoas para as regiões do Estado”, disse a reitora.

Ana Dayse acrescentou que o município de  Delmiro Gouveia quis a expansão da Ufal para o Sertão desde a gestão do prefeito Marcelo Lima, e ressaltou o apoio e a liderança do vereador Edwaldo Nascimento, responsável pela mobilização dos estudantes que seguiram  em caravana para Maceió, quando da realização  da reunião do Conselho Universitário, quando foi aprovado o Reuni que garantia os recursos, e efetivamente a criação do Campus do Sertão. “Ressalto aqui o empenho do atual prefeito Luiz Costa e de sua equipe que vêm sendo parceiros fundamentais para a concretização de um sonho que hoje se torna realidade”, enfatizou.

O vice-reitor Eurico Lôbo disse que a expansão da Ufal é, sem dúvida, o maior projeto de resgate de cidadania de alagoanos, trazendo a educação superior pública e o desenvolvimento sócio-econômico e cultural para o Estado. "Cada um de vocês estará engajado nesse projeto, tendo o privilégio de construir uma Alagoas melhor”, ressaltou Eurico, referindo-se à comunidade acadêmica do campus do Sertão. Acrescentou que 78 por cento dos jovens do Estado que concluem o Ensino Médio são do interior, e enfatizou que é imprescindível a intervenção da bancada federal para a concretização da terceira e última etapa do projeto que contempla o Litoral Norte.

Aula inaugural

A solenidade  bastante concorrida, que teve como local o Espaço de Eventos da Jacira,  contou com a participação de lideranças políticas locais, estaduais e federais, segmentos da educação municipais e estaduais, representantes  dos municípios sertanejos de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Água Branca, Pariconha, Codevasf, Instituto Xingó, representantes da gestão e dos segmentos técnicos,  docentes e acadêmicos dos Campi Maceió e do Sertão, além de dirigentes  da Atufal, Sintufal. A União Estadual dos Estudantes (UNE), foi representada pela diretora de Alagoas e Sergipe, Cláudia Petuba, que convidou a todos para a primeira Calourada da UNE no Campus do Sertão, nesta sexta-feira, 19 de março. Também presentes à aula inaugural os diretores do Campus Arapiraca Simone Ferreira e Willams Batista.

A Banda D’ Lima, de Delmiro Gouveia, iniciou a programação cultural complementada pelo Corufal, sob a regência do maestro Gustavo Campos, que encerrou a apresentação com a conhecida música “Mulher Rendeira”.  A aula inaugural proferida pelo economista e professor do Campus Maceió, Cícero Péricles, enfocou “A importância da Interiorização na Economia da Região”, relembrando a importância da chegada do empreendedor Delmiro Gouveia para o então povoado de Pedra e de sua contribuição para o desenvolvimento daquele município.

Cícero Péricles apresentou, na oportunidade, dados referentes  à situação sócio-econômica e educacional do Estado, da região sertaneja e especificamente do município de Delmiro Gouveia, dizendo que aquele era um momento especial para a sociedade e para a economia de Alagoas e enfatizou a importância da Ufal naquela região. Acrescentou ainda, que Alagoas é o estado com o maior conflito agrário de todo o país e que 81 por cento de seu eleitorado estão entre analfabetos e semi-analfabetos.

Integrou ainda a programação da aula inaugural a premiação dos primeiros colocados nos oitos cursos e eixos do campus que tem como município Polo Santana de Ipanema, que inicia ano letivo só no segundo semestre de 2010.