Comunidade universitária participa da aula inaugural do Campus do Sertão

A Universidade Federal de Alagoas realizou na manhã desta segunda-feira, 15 de março, em Delmiro Gouveia, a aula inaugural do Campus do Sertão. Na cidade sede do Campus tiveram início as aulas nos cursos de Pedagogia, Letras, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Geografia e História para 320 alunos aprovados no Processo Seletivo da Universidade.


- Atualizado em
Reitora, pró-reitores e políticos da região fizeram parte da mesa da Aula Inaugural
Reitora, pró-reitores e políticos da região fizeram parte da mesa da Aula Inaugural

“Esta é a primeira aula deste novo Campus da Ufal que vem trazer oportunidades de formação para toda a comunidade sertaneja”, afirmou a reitora Ana Dayse Dorea ao abrir a solenidade. Presentes também estavam membros da bancada alagoana no Congresso Nacional, como o senador Renan Calheiros e o deputado federal Givaldo Carimbão.

A aula magna com o tema “A interiorização e o desenvolvimento do Sertão” foi proferida pelo professor Cícero Péricles, da Faculdade de Economia e Administração da Ufal. Os mais de 300 alunos participantes também assistiram às falas de pró-reitores e apresentações culturais, como o Corufal.

“A Ufal chega ao Sertão com investimentos de R$ 12,5 milhões do Governo Federal ofertando 560 vagas  para alunos e com 28 professores mestres e doutores efetivos, devidamente concursados. No segundo semestre começam as aulas nos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, em Santana do Ipanema. Com nossa atuação, a exemplo do ocorrido em Arapiraca, iremos contribuir para o desenvolvimento de mais de 30 municípios da região”, afirmou a reitora Ana Dayse.

Para o vice-reitor Eurico Lôbo “sem dúvida a chegada da Ufal no sertão representa um grande passo na história da educação alagoana, porque a região sertaneja sofre historicamente com a escassez de opção no ensino superior público. A Ufal vai preencher esta lacuna e formar mão de obra qualificada para o desafio de modernizar a região”, afirmou. A criação do Campus do Sertão integra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC).

Alunos destaque

Durante a aula inaugural, os 8 primeiros colocados no Processo Seletivo 2010 para o Campus do Sertão foram homenageados com o recebimento de diplomas de honra ao mérito. Entre os contemplados estava a estudante Jane Cleia Soares Silva, 18 anos.

Natural de Piranhas e oriunda de escola da rede pública do município ribeirinho, a estudante não conseguia esconder a emoção. “Este é o segundo vestibular que faço. Em 2008 tentei Ufal em Arapiraca, mas era mais distante de minha casa e também não passei. Agora, como fui aprovada em Pedagogia, vou realizar o sonho meu e de minha família em me formar em um curso superior. Tudo mais perto de casa”, afirmou a estudante.