Consultores de São Paulo visitam empresa incubada

Consultores visitaram laboratório da Interacta

Jhonathan Pino - jornalista

Consultores da Elabora Consultoria, empresa de São Paulo que visa o estímulo às empresas de potencial inovador, visitaram a Interacta, empresa incubada na Ufal que faz experimentos bioquímicos com o intuito de desenvolver soluções para o controle de pragas agrícolas.

A Elabora está cumprindo um roteiro de visitas às empresas de base tecnológica visando colaborar com o desenvolvimento e dar maior suporte. Em Alagoas, serão 15 empresas visitadas pelos consultores, que irão fazer um diagnóstico sobre as possibilidades tecnológicas para barateamento de custos e de melhoria da produção.

A Interacta, empresa incubada desde 2001 na Universidade, apresenta soluções inovadoras no controle de pragas agrícolas, tornando mais barato o cultivo de inúmeras culturas, como a cana-de-açúcar e o coco. A empresa foi criada pelo professor de Química Antônio Euzébio Goulart. “Há algum tempo vinha nutrindo a intenção de empreender um negócio próprio, de preferência algo que estivesse relacionado com minha área de formação na universidade. Acompanhei com muito interesse as pesquisas que estavam sendo feitas pelo grupo de Ecologia Química da Ufal, em especial a que pretendia sintetizar o feromônio do inseto conhecido popularmente como: a broca-do-olho-do-coqueiro”, explicou o professor.

Com o sucesso da pesquisa surgiu a oportunidade para o Estado de Alagoas de ser o primeiro produtor de feromônio da América Latina e a segunda empresa do Brasil a comercializá-lo. “A ideia e determinação já estavam postas, faltava apenas o meio para viabilizar a abertura da empresa, processo que eu não tinha conhecimento. Foi quando entrei em contato pela primeira vez com a Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal)”, relata o professor Euzébio.

Abraçando a ideia do professor de Química, a Incubal disponibilizou o espaço físico, a orientação contábil e jurídica, marketing e secretaria, curso de empreendedorismo, além da consultoria especializada na área, possibilitando o nascimento da Interacta Química Ltda, possuidora do feromônio Rincoforol.

Leia matéria sobre o assunto publicada na Gazetaweb.