Editora alemã publica livro de pesquisador formado na Ufal
- Atualizado em
Atualmente, aluno do curso de Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ex-aluno, formado em 2007 no curso Ciência da Computação da Ufal, Yguaratã Cavalcanti, teve o livro “A Bug Report Analysis and Search Tool – improving search and analysis of duplicate bug reports”, lançado pela editora alemã Lambert Academic Publishing.
O objetivo principal de Yguaratã é divulgar uma pesquisa realizada em 2009, sobre como melhorar a pesquisa na área de gerência de configuração de relatos duplicados de erros em softwares. “A editora tomou conhecimento do meu trabalho através do sistema de biblioteca da UFPE e então entrou em contato para saber se eu tinha interesse em publicar meu trabalho em formato de livro”, explica o estudante. Durante os dois anos de pesquisa, dois professores atuaram diretamente na escrita do livro: o professor Silvio Romero de Lemos Meira, doutor da UFPE, e o professor Eduardo Santana de Almeida, doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O público-alvo do livro pode ser tanto pessoas da área acadêmica, quanto pessoas da indústria de software. Academicamente, o livro contribui com a divulgação da pesquisa, servindo como modelo e referência para novos trabalhos, por exemplo. Industrialmente, o mesmo trás análises interessantes sobre o problema de relatos duplicados de erros que devem ser levadas em conta durante o todo o processo de desenvolvimento de software, a fim de evitar custos desnecessários.
“Os trabalhos de Mestrado e Doutorado ficam estocados nas bibliotecas das universidades e a sociedade acaba não tendo ciência dos conhecimentos que estão sendo gerados. Dessa forma, vejo o livro como mais uma forma de divulgação de trabalhos acadêmicos”, ressalta Yguaratã.
Pesquisa e livro
A pesquisa foi realizada dentro da empresa e grupo de pesquisa Reuse in Software Engineering (RiSE), em parceria com o Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.). A escolha da língua inglesa contribuiu para uma maior abrangência do livro. “Se não fosse o trabalho escrito em inglês, a editora não teria tomado conhecimento da minha pesquisa”, complementou.
O livro pode ser encontrado no site da Amazon. Para saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo doutorando, acesse www.yguarata.com.