Editora alemã publica livro de pesquisador formado na Ufal

Yguaratã Cavalcanti, formado em Ciências da Computação pela Ufal

Atualmente, aluno do curso de Doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e ex-aluno, formado em 2007 no curso Ciência da Computação da Ufal, Yguaratã Cavalcanti, teve o livro “A Bug Report Analysis and Search Tool – improving search and analysis of duplicate bug reports”, lançado pela editora alemã Lambert Academic Publishing.

O objetivo principal de Yguaratã é divulgar uma pesquisa realizada em 2009, sobre como melhorar a pesquisa na área de gerência de configuração de relatos duplicados de erros em softwares. “A editora tomou conhecimento do meu trabalho através do sistema de biblioteca da UFPE e então entrou em contato para saber se eu tinha interesse em publicar meu trabalho em formato de livro”, explica o estudante. Durante os dois anos de pesquisa, dois professores atuaram diretamente na escrita do livro: o professor Silvio Romero de Lemos Meira, doutor da UFPE, e o professor Eduardo Santana de Almeida, doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O público-alvo do livro pode ser tanto pessoas da área acadêmica, quanto pessoas da indústria de software. Academicamente, o livro contribui com a divulgação da pesquisa, servindo como modelo e referência para novos trabalhos, por exemplo. Industrialmente, o mesmo trás análises interessantes sobre o problema de relatos duplicados de erros que devem ser levadas em conta durante o todo o processo de desenvolvimento de software, a fim de evitar custos desnecessários.

“Os trabalhos de Mestrado e Doutorado ficam estocados nas bibliotecas das universidades e a sociedade acaba não tendo ciência dos conhecimentos que estão sendo gerados. Dessa forma, vejo o livro como mais uma forma de divulgação de trabalhos acadêmicos”, ressalta Yguaratã.

Pesquisa e livro

A pesquisa foi realizada dentro da empresa e grupo de pesquisa Reuse in Software Engineering (RiSE), em parceria com o Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.). A escolha da língua inglesa contribuiu para uma maior abrangência do livro. “Se não fosse o trabalho escrito em inglês, a editora não teria tomado conhecimento da minha pesquisa”, complementou.

O livro pode ser encontrado no site da Amazon. Para saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo doutorando, acesse www.yguarata.com.