Educadores discutem formação de professores com a Capes

Reitores, secretário, pró-reitores e técnicos discutem o Plano Estadual de Formação Inicial dos Professores da Educação Básica

A reitora Ana Dayse Dorea, o Pró-reitor de Graduação, Anderson Dantas, e a coordenadora de Ensino a Distância, Anamelea Campos, da Universidade Federal de Alagoas, participaram no dia 23 de fevereiro de uma reunião com a diretora da Coordenação de Divisão e Fomentos da Capes, Grace Tavares, para discutir sobre o Plano Estadual de Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Também presentes à reunião, o secretário Estadual de Educação, Rogério Teófilo, o reitor do Instituto Federal de Alagoas, Roland Gonçalves e técnicos da Uneal, Uncisal e do Ifal. O encontro foi no gabinete do secretário de Educação.

O Plano Estadual de Formação Inicial de Professores da Educação Básica prevê a abertura de vagas em quatro instituições públicas de ensino superior do estado para 14.159 professores sem licenciatura e mais 28.254 que estão ensinando fora de sua habilitação.
As quatro universidades públicas já estão com os cursos constituídos: a Ufal abrirá vagas para os cursos de Física, Matemática, Pedagogia e Geografia. O Ifal ofertará os cursos de licenciatura em Letras (Português) e Biologia. A Uncisal, de Biologia, e a Uneal para História, Português e Biologia. Todas as instituições ofertarão os cursos pela modalidade a distância nos polos de Maceió, Olho d’Água das Flores, Santana do Ipanema, São José da Lage, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Traipu, Viçosa, Arapiraca, Mata Grande, Penedo.

A reitora Ana Dayse lembrou que os prefeitos dos 11 municípios onde os novos polos estão situados devem ser chamados para apoiar o plano de formação de professores, por intermédio da oferta de imóveis que funcionem como polos.

Grace Tavares, da Capes, veio a Alagoas conhecer a realidade do Estado para aplicação do Ensino de Educação a Distância e, por isso, convocou todos os órgãos públicos e  entidades, como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para  participar do encontro.
A subsecretária de Educação, Maria Cícera Pinheiro, informou que a reunião teve o objetivo de unificar a proposta, uma vez que os professores serão obrigados a terem curso  superior, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Ela defendeu, já apoiando uma proposta apresentada pela reitora da Ufal, a aplicação de um incentivo financeiro aos professores para deslocamento durante os cursos de formação.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 9 de março tendo na pauta a viabilização do Plano Estadual de Formação de Professores.