Fanut abre inscrições para Doutorado em Nutrição

A Capes aprovou em dezembro de 2009 a proposta de Doutorado Interinstitucional em Nutrição (Dinter) apresentada em parceria pela Ufal e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão oferecidas 10 vagas exclusivamente para docentes efetivos da Ufal. O processo seletivo terá início esta semana e o curso iniciará a partir do 2º semestre deste ano.

O Doutorado será ministrado sob responsabilidade acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFPE, que se compromete em manter o mesmo nível de qualidade daquele oferecido em sua sede.

As aulas serão em Maceió, contudo, os alunos terão que desenvolver um estágio de nove meses (pelo menos quatro de forma ininterrupta) na sede do Programa Promotor, período no qual receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.800,00.

“O Dinter em Nutrição tem por objetivo a ampliação de recursos humanos com capacitação para consolidar o Mestrado em Nutrição da Ufal e para o exercício da investigação científica envolvendo, especialmente, temas de interesse regional que contribuam, de alguma forma, para melhorar a qualidade de vida da população alagoana”, ressaltou o professor Haroldo Ferreira, diretor da Faculdade de Nutrição.

Perfil dos doutorandos

O perfil para participar do Doutorado é o seguinte: integrar o corpo docente da Ufal (concursados), considerados importantes para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Ufal, independentemente de onde estejam lotados; possuir título de Mestrado devidamente reconhecido; proficiência na língua inglesa para leitura de textos; disponibilidade para cursar as atividades a serem desenvolvidas na UFPE, requerendo-se a presença na Instituição promotora ou projeto equivalente de Doutorado sanduíche durante um período mínimo de nove meses, distribuídos ao longo dos quatro anos do programa de Doutorado.

Para pré-inscrição, os candidatos deverão preencher o formulário disponível no site da Fanut, entregando-o até as 12h da próxima segunda-feira, 22 de março, na secretaria da Faculdade de Nutrição. Os candidatos poderão optar por uma das três áreas de concentração disponíveis: Nutrição em Saúde Pública, Ciência dos Alimentos e Bases Experimentais da Nutrição. Para mais informações sobre o programa, orientadores e linhas de pesquisas, recomenda-se consultar o site.

A Coordenação Acadêmica do Programa está a cargo da professora Célia Maria Machado Barbosa de Castro, doutora em Nutrição da UFPE, enquanto a Coordenação Operacional é de responsabilidade do professor Haroldo da Silva Ferreira, doutor em Nutrição da Ufal.

O professor Haroldo ressalta a importância do apoio institucional que recebeu. “Contamos com a reitora Ana Dayse e o pró-reitor Josealdo Tonholo, o que foi imprescindível para que a Capes aprovasse o projeto. Esse apoio pode ser configurado, entre outros aspectos, pelo compromisso em investir como contrapartida 25% do valor financeiro que o Governo Federal disponibilizará para a operacionalização do Programa: R$ R$ 289.829,11”, explicou o coordenador.

O diretor da Fanut acrescenta que a realização desse curso contribuirá de maneira importante não só para elevar a qualificação do corpo docente, mas também para a consolidação do Mestrado em Nutrição, o qual cumpre relevante missão no Estado, na medida em que busca compreender e propor soluções para os principais problemas de alimentação, nutrição e saúde da população alagoana.