HU recebe mais uma paciente grave com sintomas da gripe A

Tâmara Albuquerque - jornalista

O Hospital Universitário está com mais uma paciente internada com suspeita de gripe A (H1N1). O estado de saúde da jovem de 26 anos, moradora de Maceió, é considerado grave, havendo risco de morte. Ela deu entrada no hospital há uma semana - com sete meses de gravidez - apresentando perda de líquido amniótico e insuficiência respiratória. O quadro evoluiu para os sintomas da gripe A, e na última sexta-feira à tarde a paciente precisou ser transferida para a UTI Geral do hospital, onde está em isolamento provisório.

Para evitar que o feto entrasse em sofrimento e viesse a falecer, a equipe médica decidiu pela interrupção da gravidez, através de uma cirurgia cesariana. A cirurgia foi realizada com sucesso no sábado, dia 27, mas o estado de saúde da mãe não apresenta nenhuma melhora. Segundo a enfermagem, a paciente está tomando os medicamentos indicados para o tratamento da gripe A, como o tamiflu (fosfato de Oseltamivir), e os exames que vão diagnosticar ou descartar a doença já foram realizados e encaminhados ao Laboratório Central (Lacen). A paciente está sedada, respirando por aparelhos.

Este é o segundo caso de gestante internada em estado grave no Hospital Universitário com suspeita de ter contraído o vírus da gripe A. A outra paciente, de 23 anos, residente no município de Penedo, continua na UTI Geral em estado gravíssimo. Ela foi encaminhada ao HU pela Maternidade Santa Mônica, também com sete meses de gravidez. Por conta dos riscos, os médicos interromperam a gravidez e realizaram o parto por cesariana dois dias após a paciente dar entrada na UTI Geral. O bebê prematuro nasceu pesando 1,5 Kg e foi transferido em seguida para receber cuidados intensivos na UTI da Maternidade Santa Mônica.