Projeto Conorte realiza seminário de mobilização em Passo de Camaragibe


- Atualizado em

Lívia Vasconcelos - estagiária

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou na última segunda-feira, dia 29, em Passo de Camaragibe, no hotel Cambará, um seminário de mobilização do Projeto Conorte/Ufal - Mobilização, Diagnósticos e Planejamento Territorial Participativo do Litoral Norte, aprovado pelo CNPq com recurso do MDS para atuação no território do Consad no Litoral Norte do Estado de Alagoas.

O seminário foi realizado juntamente com a oficina de qualificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), selando a parceria com o MDA, e teve como público os representantes dos atores do território. Na abertura do evento, o Coordenador geral do projeto, prof. José Roberto Santos, detalhou o trabalho que vem sendo feito e os objetivos a serem alcançados. Entre os pontos abordados estão, a caracterização das potencialidades do território, a identificação das competências dos atores sociais da região, a produção de um atlas geográfico e econômico, e a produção de seis livros sobre as dimensões de desenvolvimento territorial.

A região que abrange o território em que o grupo Conorte/Ufal é atuante apresenta os menores índices de desenvolvimento humano. Como parte do diagnóstico do norte alagoano, ainda em fase de desenvolvimento, dados acerca do impacto da cana-de-açúcar, o impacto ambiental e preservação dos mangues, o patrimônio histórico, a questão da identidade cultural, e a insegurança alimentar foram explanados para os atores sociais presentes.

“Fico feliz em ver esses alunos aqui, falando sobre os seus trabalhos. Não tenho dúvidas de que o grande negócio de Alagoas é a agricultura familiar. Estamos aqui, e precisamos de vocês. Daqui algum tempo, estaremos comemorando o desenvolvimento social dessa região. Estou muito contente com esse dia”, disse José Roberto, emocionado ao final do evento.