Projeto do Campus Arapiraca promove saúde nas escolas

Roberta Batista – estagiária de Jornalismo

Dando continuidade às ações de promoção à saúde em Arapiraca, o curso de Educação Física do Campus Arapiraca realiza o projeto “Educação e Promoção da Saúde no Ambiente Escolar”, em uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde daquele município.

A ação, denominada de “Avaliação Antropométrica de Escolares”, integra o projeto “Circuito Ufal-Educação para a Saúde”, e envolve dez escolas de Arapiraca, tendo a coordenação do professor Arnaldo Tenório da Cunha Júnior.  O Projeto vem avaliando fisicamente cerca de seis mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 14 anos, voluntários, dos sexos feminino e masculino, devidamente matriculados nas escolas da rede municipal.

Segundo Arnaldo Tenório, o projeto, iniciado em 2009, tem como intuito determinar o perfil das características antropométricas dos estudantes, como estatura, índice de massa corporal, relação cintura-quadril, e verificar a possível existência de distúrbios no processo de crescimento e desenvolvimento dos alunos, incluindo casos de obesidade e de desnutrição.

Para a coleta de dados, a ação envolve cerca de 20 alunos do curso de Educação Física, integrantes do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps). Além de fomentar a realização de pesquisas, compõem o projeto ações educativas, monitoramento das atividades físicas e ações de estímulo a mudanças de hábitos e a prática de esportes.

“Desejamos monitorar e intervir de forma conjunta, com as Secretarias e os outros cursos da Ufal, com o intuito de minimizar os distúrbios detectados, através de ações direcionadas à educação e à promoção da saúde”, explica Arnaldo Tenório.