Saiba mais sobre o município de Delmiro Gouveia: sede do Campus do Sertão

O município de Delmiro Gouveia tem economia baseada na indústria têxtil, comércio, agricultura e pecuária, e a principal atração é a sua própria história que pode ser pesquisada no Museu com o mesmo nome. Como outro atrativo, ostenta uma parte do cânion do Rio São Francisco. Está no calendário festivo da cidade a Festa da Padroeira, em outubro, e o carnaval.

Usina de Angiquinho, construída por Delmiro Gouveia

Diana Monteiro – jornalista

Com informações da Wikipédia Enciclópédia e do trabalho de pós-graduação em MBA Executivo em Marketing de Davi Roberto Bandeira da Silva, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas.

Delmiro Gouveia é o único município alagoano que faz divisa com os Estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco e está a 304 quilômetros de Maceió. É a cidade mais distante da capital alagoana, apresenta clima seco e quente e, conforme o último censo do IBGE (2009), tem 48,5 mil habitantes.

O acesso à cidade de Delmiro Gouveia se dá através das BRs 316 e 423 e Al -145, e as rodovias pavimentadas apresentam bom estado de conservação. Está localizada ao norte com os municípios de Água Branca e Pariconha; ao sul com o Rio São Francisco (lago das hidrelétricas de Paulo Afonso e Xingó); a oeste, com o rio e o lago Moxotó; e a leste com o município de olho d´Água do Casado.

Elevada a município em 1952, inicialmente a cidade recebeu o nome de Pedra, pelas grandes rochas que existiam junto a então estação de ferro Great-Western, local do surgimento do povoado, posteriormente denominado de Delmiro Gouveia. Uma homenagem ao ousado, inovador, empreendedor e industrial Delmiro Gouveia, cearense de nascimento, que ali residiu no início do século XX. A cidade ainda vive sobre a influência da Fábrica da Pedra e tornou-se uma das mais importantes cidades do interior de Alagoas.

O município de Delmiro Gouveia tem economia baseada na indústria têxtil, comércio, agricultura e pecuária e a principal atração é a sua própria história que pode ser pesquisada no Museu com o mesmo nome. Como outro atrativo ostenta uma parte do cânion do rio São Francisco. Está no calendário festivo da cidade a Festa da Padroeira, em outubro, e o carnaval.

O pioneirismo de Delmiro Gouveia

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu em Ipu, na cidade do Ceará, a 5 de junho de 1863 mas iniciou sua vida empresarial em Pernambuco, chegando em Alagoas, precisamente na cidade de Pedra,  em 1903. Ali fundou uma importante indústria de linhas de Costura, a Cia Agro Fabril Mercantil, e construiu a Vila Operária Padrão no meio da caatinga, tornando-a um centro econômico.

Delmiro Gouveia, ousado e inovador, iniciou sua vida comercial aos 12 anos de idade como aprendiz de tipógrafo. Em Pernambuco trabalhou também como condutor de trens na empresa britânica Brazilian Street Railway Company de transporte ferroviário e como despachante de barcaças.

Em Alagoas abriu estradas e colocou os primeiros automóveis em circulação no Sertão, e pelo seu espírito empreendedor observou que a cidade Pedra oportunizava negócios, pois possuía uma Estação Ferroviária que era um ponto de confluência entre Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe, cortado por uma Estrada de Ferro que ligava o município de Jatobá - PE a Piranhas –AL.

O pioneirismo de Delmiro também se sobressaiu com a construção do Açude de Desvio, no córrego de Paricônia para minorar o problema de falta d´água que chegava de longe semanalmente de trem. Em 1907 fez a barragem no Riacho de Mosquita, para construir o açude de Pedra Velha. Também construiu a usina do Angiquinho, para fornecer energia elétrica para sua fábrica de 'Linhas Estrela', na cidade de Pedra, hoje Delmiro Gouveia.

Delmiro Gouveia morreu assassinado, em 1917, e a então cidade de Pedra já contava com seis mil moradores. Um ano antes de sua morte a Cia Agro Fabril Mercantil produzia, com algodão seridó plantado na região, 518.400 carretéis de linha de costura por dia, de qualidade igual ou superior aos melhores produtos importados, sem descuidar do bem estar dos operários.