Iramar Rodrigues vem a Maceió com a rítmica de Jaques-Dalcroze

professor Iramar Rodrigues

Quem nunca experimentou o desejo de dançar ao ouvir uma música e, ao mesmo tempo a vontade de aprender a tocar um instrumento musical, ou até mesmo de seguir os movimentos do corpo de um maestro? As primeiras sensações ao deparar com um grupo em plena aula do método de Jacques Dalcroze é esta: ter de volta esta liberdade de expressão corporal que nos fizeram esquecer na infância, por imposição da sociedade.

Em agosto de 9 a 13, no auditório do Espaço Cultural, através do projeto de Extensao II Oficina de Ritmica Dalcroze,  em parceria com a Jeanne Rocha Academia de Dança, estão convidados musicistas, bailarinos, educadores, cantores, bailarinos, artistas plásticos que querem ter a oportunidade de ver como as artes são indissociáveis no curso "Rítmica Dalcroze e a Musicalização do Corpo", ministrado pelo professor Iramar Rodrigues, mineiro que há 34 anos é professor do Instituto Jaques-Dalcroze, de Genebra (Suíça).

Rodrigues é um dos difusores da rítmica de Dalcroze no mundo. Pianista por formação, encontrou em Dalcroze a pedagogia mais próxima do ser humano. "É através do ser humano que aprendemos a sentir a música. A educação é por e para a música." Ele ressalta que a música é primordial nesta pedagogia porque a partir dela é possível levar o aluno a sentir o ritmo. Rodrigues acentua que várias escolas européias estudam a rítmica de Dalcroze. Na Suíça, onde está há 34 anos, muitas crianças começam aos 3 anos de idade. "Em vez de procurar conservatórios, os pais procuram o Instituto, do qual os jovens saem musicistas", explica. O instituto abriga 2.500 alunos.

A atividade, que reúne corpo, música e movimento tem como instrumento principal o piano. "A música tem de ser ao vivo para que o professor possa interagir com o aluno. Isso permite que o aluno encontre seus próprios movimentos", explica Rita Name, coordenadora do projeto e coordenadora de Licenciatura em Musica da Ufal.

"A iniciativa de convidar Rodrigues para ministrar o workshop, pela segunda vez em Maceió é importante no sentido de colocar os alunos de Música, Dança, Teatro , Educação Física, em contato com ma experiência inovadora e ao mesmo tempo tradicional e em contato com uma autoridade na pedagogia Dalcroze, possibilitando assim uma atualização e um complemento de formação.

Com participação assídua em várias universidades espanholas, o brasileiro com cidadania suíça, que constituiu família com a professora de origem suíça, Verena Rodrigues, fundadora da Escola Suíça Brasileira em São Paulo, quer que crianças de todo o mundo possam experimentar pedagogia tão abrangente como a de Dalcroze. O método é atual, apesar do tempo de criação, pois trabalha com o corpo. A técnica é importante para a educação musical atual, pois utiliza o corpo como instrumento principal do que é música, harmonia e melodia. "O ser humano é único. As crianças são todas seres humanos seja aqui, seja na Suíça. As  condições econômicas e sociais são diferentes, mas a alma humana é a mesma."

Para Rodrigues, a ansiedade da criança tem a ver com a realidade da sociedade contemporânea. "A sociedade contemporânea é cheia de compromissos, e a criança acaba se inserindo neste cenário, fica nervosa e ansiosa, mas por imposição. O sistema social sobrecarrega as pessoas, que ouvem e falam em decibéis altos; não cantam gritam. A tecnologia é necessária, mas os homens estão se esquecendo da alma", analisa. Jaques-Dalcroze ofereceu, há cem anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro, na opinião de Rita Namé.

No Brasil, a aplicação do método do musicista suíço ainda é tímida, segundo Namé e a idéia, é difundir a pedagogia no Brasil. Sempre no período de férias européias, Iramar Rodriges a America Latina cumprindo uma agenda com muitos cursos em varias cidades, Rio de Janeiro, Campinas, Goiania, Buenos Aires e aqui no Nordeste estamos sediando mais uma vez a Oficina de Pedagogia Dalcroze. Daqui professor Iramar parte para Manaus para ministrar mais um curso.

Façam suas inscrições na Jeanne Rocha Academia: Rua Antônio Gerbase, 95 –Farol - Maceió - AL, 57050-160 - 82 3321-3056