Curso de Turismo apresenta primeiro TCC

Cidade de Penedo

Diana Monteiro – jornalista

“Competências em Turismo de Aventura e Ecoturismo” é o tema do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso de Turismo da Unidade de Ensino de Penedo (Campus Arapiraca), do aluno Fabrício Peixoto Vasconcelos. A defesa está marcada para às 11h desta segunda-feira, 30 de agosto. Integram a banca examinadora os professores Alan Cursino Pedreira da Silva, Rosimeire Lima Secco e Rafael Denes Arruda.

Fabrício Peixoto ingressou na primeira turma do curso de graduação em Turismo e foi bolsista de monitoria das disciplinas “Metodologia da Pesquisa Aplicada ao Turismo” e “Introdução a Sistemas de Informação”. “Defino Fabrício como um aluno muito esforçado, dedicado e, acima de tudo, íntegro. Ele foi um aluno destaque, que soube explorar a oportunidade do projeto de interiorização do ensino público superior na cidade de Penedo”, informa o professor Alan Cursino, orientador do trabalho.

Destacando a dedicação do aluno, o professor diz que durante o curso Fabrício se integrou a outras atividades que só vieram somar  à sua vida acadêmica. “Ele foi bolsista de extensão do Projeto “(In) Formação e Consciência da Acessibilidade Turística” e voluntário de pesquisa no Projeto “, A Política dos Arranjos Produtivos Locais e o Programa de Regionalização do Turismo: desenvolvimento sustentável e gestão participativa no APL Turismo Lagoas-Al”, enfatiza Alan.

O esforço e interesse pelo curso fizeram de Fabrício um aluno diferenciado trazendo reflexos para a sua formação acadêmica e, consequentemente,  como futuro profissional ao se bacharelar em Turismo. Além de estágio realizado na sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco Canoa de Tolda, Fabrício é também co-autor de dois capítulos de livro publicados, tendo apresentado diversos trabalhos em eventos científicos locais e nacionais.

“Nas edições do Congresso Acadêmicos 2008 e 2009, Fabrício recebeu quatro Prêmios de Excelência Acadêmica. Por toda a sua trajetória acadêmica ele é um exemplo da contribuição da universidade na transformação da sociedade”, diz o professor Alan Cursino.

Turismo e Ecoturismo

Ao desenvolver o TCC tendo como temática central o Turismo de Aventura e Ecoturismo, o aluno Fabrício Peixoto Vasconcelos levou em consideração o papel relevante do Turismo na economia da sociedade contemporânea em face do processo mundial de globalização. O professor Alan Cursino ressalta que a investigação caracterizada enquanto uma pesquisa descritiva de caráter documental, objetivou analisar as competências (in) formacionais relacionadas às duas modalidades de turismo no país.

“No trabalho constam também a descrição do importante papel da Associação Brasileira de Agências de Ecoturismo e Turismo de Aventura e inferências sobre a limitação da formação de profissionais nessas áreas no Brasil,  apesar da normatização de  vanguarda e as ações da citada Associação. Além de recomendações para a área estudada , constam ainda no estudo realizado sugestões para novas pesquisas para aprofundamento da temática”, acrescenta o orientador.