08

Em entrevista, Ariano Suassuna explica por que Pernambuco desenvolveu uma relação tão intensa com a arte popular, destaca a produção do folclore alagoano e reconhece a existência de uma unidade cultural entre os estados do Nordeste.

Este mês de agosto, a Pró-reitoria Estudantil e a Pró-reitoria de Extensão se uniram para homenagear duas datas importantes no calendário acadêmico da Universidade: o Dia do Estudante e o Dia Nacional do Folclore. As ações integradas acontecem na Tenda da Cultura Estudantil e na Praça da Paz, de 16 de agosto a 3 de setembro, em diferentes horários.

Nesta segunda-feira, 23, cerca de 60 alunos envolvidos nos programas de mobilidade da Universidade Federal de Alagoas se encontraram no gabinete da reitora Ana Dayse Dorea para a troca de experiências entre os "intercambistas", como são chamados. A Ufal conta atualmente com 70 alunos envolvidos em programas de mobilidades "in e out": denominações para alunos estrangeiros que procuram a Universidade e alunos que saem para estudar fora do país.

Nesta segunda-feira, 9, Santana do Ipanema escreveu mais um capítulo em sua história: a Universidade Federal de Alagoas deu início as atividades dos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Os cursos fazem parte do Eixo de Gestão da Unidade de Ensino Santana do Ipanema, pertencente ao Campus do Sertão.

A 2ª Semana de Arquitetura do Campus Arapiraca será realizada a partir desta segunda, 23, até a quinta-feira, 26 de agosto, numa promoção do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Norteada por palestras e minicursos, a semana conta com professores e palestrantes de diversas instituições debatendo Arquitetura e Arte na Contemporaneidade.

A Assembleia Legislativa concedeu, na tarde desta quarta-feira, 11, a Medalha do Mérito Tavares Bastos à professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cláudia Malta, fundadora e coordenadora do Núcleo Temático da Criança e Adolescente na Ufal. A proposição para a homenagem é do deputado Judson Cabral (PT), pelos relevantes serviços que a educadora prestou ao Estado.

Em apenas dois anos a Universidade Federal de Alagoas teve cerca de 60% da frota renovada. Apesar de suprir grande parte das atividades de deslocamento dos docentes e alunos dos campi do interior, a chegada de 27 novos veículos demonstra que o investimento da Universidade no setor de transportes da está só começando. De 2008 para cá, foram adquiridas quatro caminhonetes, dois ônibus, dois micro-ônibus, sete carros pequenos, três tratores, sete vans e um caminhão.

Os representantes das unidades acadêmicas têm até esta quarta-feira, 8 de setembro, às 12h, para inserir a programação de suas respectivas unidades no Congresso Acadêmico 2010, através do Módulo de Cadastro de minicursos, palestras e demais atividades. As inscrições de trabalhos serão realizadas de 15 a 30 de setembro.