Cursos de capacitação qualificam servidores efetivos e terceirizados

A Universidade Federal de Alagoas oferece constantemente cursos de capacitação para servidores, efetivos ou terceirizados. Nesta semana três cursos estão com turmas abertas: Gestão de Projetos, Convênios e Contratos; Planejando o Futuro - Preparação para a Aposentadoria; e Informática Básica. Veja em qual deles você se encaixa e aproveite a oportunidade.

Terceirizados também são capacitados por alunos do Pet de Engenharia Civil

Madalena Fernandes – estudante jornalismo

O Curso de Capacitação de Gestão de Projetos, Convênios e Contratos pretende melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na área administrativa dentro da Universidade Federal de Alagoas e preparar os servidores para atuarem como gestores de projetos, convênios e contratos. As inscrições estão abertas até a segunda-feira, 30 de agosto.

A capacitação desenvolvida por meio de aulas expositivas, dialogadas, estudo de caso e grupos de trabalho tem grande aceitação dos servidores. “Os participantes, sempre que concluem o curso, sugerem que ele seja dado sempre e ressaltam a qualidade do programa e dos instrutores” expõe Valdenize Peixoto, coordenadora do curso e servidora da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

O conteúdo do curso está dividido em quatro módulos: Gestão de Projetos, que será ministrado pela professora Cicera Albuquerque, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); Gestão de Convênios, por Aline de Góes e Bernardo Bastos; Gestão de Contratos, por Luiz Pedro; e o quarto módulo será a Visão da Controladoria Geral da União, cujo instrutor será indicado pela Controladoria Geral da União (CGU).

As aulas serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 13h às 18h no auditório do prédio do Instituto de Física (IF). O início das aulas está marcado para o dia 13 de setembro e vai até março de 2011. A participação valida certificado emitido pela Progep com carga horária de 180h. Outras informações pelos telefones 3212-1059/1034/1046 ou através do e-mail progep@reitoria.ufal.br.

Petianos levam inclusão digital a servidores terceirizados

Os trabalhadores da Empresa de Serviços Gerais Victory, empresa terceirizada pela Universidade Federal de Alagoas, terão a oportunidade de se inserir no mundo digital a partir de agora. Um grupo de bolsistas do Programa Educação Tutorial (Pet) de Engenharia Civil inicia neste sábado, 28, o primeiro Curso de Informática Básico para terceirizados.

As aulas serão realizadas no Laboratório de Informática do Centro de Tecnologia (Ctec), que tem capacidade para 25 pessoas, uma pessoa por computador. A aula ocorrerá no horário das 11h às 13h. “Esse horário foi estabelecido por um acordo com a empresa, para que todos os funcionários possam participar”, explica Celso Luiz.

O curso tem duração de quatro sábados; em caso de sábados feriados, as aulas serão suspensas e recompensadas no sábado seguinte. “Na universidade do Ceará, essa atividade está consolidada e nós pretendemos isso também, com a abertura de novas turmas”, completa Celso Luiz. Os interessados em participar ainda podem se inscrever: basta procurar a sala do grupo que fica situada no prédio do Ctec e efetuar a inscrição.

Curso de Preparação para a Aposentadoria abre inscrições para a segunda turma

Estão abertas as inscrições para a II Turma do Curso de Capacitação “Planejando o Futuro - Preparação para a Aposentadoria”. Oferecido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e coordenado pelo psicólogo Flávio Costa, as inscrições ocorrem até o dia 2 de setembro, na Progep.

O curso terá início no dia 9 de setembro e é voltado para servidores que estão com aposentadoria prevista para os próximos cinco anos. Será realizado todas as quintas-feiras, entre as 8h e a as 12h, totalizando um total de 60h. A primeira turma capacitou 21 servidores, que encerraram o curso no dia 16 de junho. Veja relatos.

Para a inscrição é necessário imprimir formulário eletrônico e levá-lo à Progep. Mais informações podem ser conseguidas através do telefone 3214-1059/1034/1056, do e-mail progep@reitoria.ufal.br, ou do endereço eletrônico.

Leia também no Portal do Servidor: Servidores são convocados para recadastramento do Geap.