Empresa incubada da Ufal tem projeto aprovado pela Fapeal
- Atualizado em
Julianne Leão – estudante de Jornalismo
A empresa ZUQ, associada ao Arranjo Produtivo Local Tecnologia da Informação (APL de TI), aprovou um projeto no edital RHAE-Pesquisadores nas Empresas do Estado de Alagoas lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O apoio financeiro, em forma de bolsas, corresponde a aproximadamente R$ 90 mil, distribuídos em 18 meses.
O projeto pretende desenvolver um sistema de previsão em tempo real de chegadas em pontos de parada e de tempos de percurso de veículos urbanos. Espera-se como resultado dessa pesquisa um serviço que proporcione uma melhor utilização do Serviço Público de Transporte, ajudando, por exemplo, a potencializar os lucros, reduzir problema de congestionamento e, conseqüentemente, reduzir emissões de gás carbônico, melhorando, portanto, a qualidade de vida dos cidadãos nas cidades.
Criada em abril de 2009, a ZUQ desenvolve soluções de software para o setor de Transporte e Trânsito, com foco em rastreamento, gestão, otimização e apoio à decisão. A missão da empresa é oferecer às instituições, empresas e cidadãos, mobilidade urbana eficiente e acesso a informação.
A empresa já obteve outros recursos de apoio a inovação. Ainda em 2009, conseguiu aporte financeiro de R$ 120 mil através do programa Primeira Empresa Inovadora - Prime da Finep e estabeleceu parceria com o Instituto de Computação da Ufal. Atualmente, encontra-se incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Ufal (Incubal).