Especialização a distância oportuniza qualificação a 750 alunos

Alunos da pós realizam inscrição

No sábado, 21 de agosto, a Universidade Federal de Alagoas teve o prazer de receber os 750 selecionados da primeira pós-graduação a distância para a Aula Inaugural dos cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde. O Ginásio de Esportes do Campus A. C. Simões ficou lotado de pessoas das mais diversas áreas, mas que não escondiam a expectativa e satisfação por estarem iniciando um curso de qualidade, gratuito e em uma universidade federal.

A aula proferida pelo professor Paulo Guedes, da Universidade Federal da Bahia, teve como tema “Políticas Públicas e Atualidades” e foi prestigiada pela reitora Ana Dayse Dorea, vice-reitor Eurico Lôbo, pró-reitores, integrantes da equipe da gestão, além do diretor e de professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

“A Ufal abraçou a rica oportunidade dada pelo Ministério de Educação (MEC) de aderir à Universidade Aberta do Brasil (UAB). E momentos como esse são recompensadores porque temos que investir em pessoas e vocês, que serão futuros gestores públicos, têm um grande potencial para mudar os índices de Alagoas”, ressaltou a reitora Ana Dayse.

O vice-reitor Eurico Lôbo parabenizou os novos alunos. “A Ufal está cada vez melhor e vocês são privilegiados por terem sido aprovados em uma disputada seleção e por estarem buscando qualificar-se”, destacou.

A professora Luciana Santa Rita, coordenadora do curso de Gestão Pública, apresentou aos novos estudantes a metodologia, conteúdo, projeto pedagógico e calendário acadêmico dos três cursos. “No próximo sábado, 28 de agosto, teremos nossa próxima aula presencial. No total, o curso terá duração de 15 meses, com quatro encontros presenciais”, explicou Santa Rita.

Para a professora Anamelea de Campos Pinto, coordenadora da Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied), para se manter um sistema como o da Universidade Aberta do Brasil na Ufal é necessário toda uma equipe de suporte responsável pelas ações exigidas por essa modalidade. “Destaco o trabalho da equipe da Cied, sempre empenhada em todo o processo de concepção, implementação e realização dos cursos”, ressalta Anamelea.

Para as novas estudantes de Gestão Pública, Milena Meireles e Soraya Tenório, é grande a satisfação de integrar a primeira turma de pós-graduação a distância e poder ampliar os conhecimentos sobre o setor público. O caminho que percorreram academicamente é diferente.  Milena tem graduação em Economia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e ampla experiência profissional no setor privado. Já Soraya é graduada pela Ufal em Pedagogia e está com muita expectativa pelo curso que fará com uma temática tão atual: “Voltar à Ufal depois de 20 anos de formada é muito interessante. A Universidade mudou muito, e mudou para melhor”, ressalta ela.

Ariana Amaral é nutricionista formada também pela Ufal e foi aprovada em Gestão Pública em Saúde. “Fiquei muito feliz com minha aprovação porque este, sem dúvida, é um novo momento. Vou me capacitar ainda mais para conseguir o objetivo de aplicar meus conhecimentos no setor público”, comemora.

Para Ana Márcia Nunes, perita criminal do Estado, essa é uma oportunidade única de se capacitar e melhorar sua atuação como diretora do Centro de Perícias Forenses de Alagoas. “Minha expectativa é aprender a questão científica da gestão pública para melhor aplicar na prática”, disse ela.

Concorrência

A primeira pós-graduação Lato Sensu da Ufal na modalidade a distância, ofertada através da Feac, inscreveu para as 750 vagas cerca de três mil candidatos, na disputa pelos cursos de Gestão Pública, Gestão Pública em Saúde e Gestão Pública Municipal, sendo este o que registrou maior concorrência. Metade das vagas foi destinada a servidores públicos. Os cursos têm a coordenação dos professores Luciana Santa Rita, Nélsio de Abreu e Ângelo Antônio Martins, respectivamente.