ICBS promove palestra sobre Energética cerebral com Luc Pellerin

Professor Luc Pellerin - Université de Lausanne - Suíça

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

No dia 13 de setembro, às 9h, o professor Luc Pellerin ministrará uma palestra abordando o tema: “Energética cerebral: Quando os neurônios famintos convidam os astrócitos para suprir suas necessidades de energia”. A palestra, que será proferida em inglês, acontecerá no auditório do Csau e é promovido pelo Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Cerebral, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS).

Luc Pellerin é professor associado do Departamento de Fisiologia da Universidade de Lausanne, Suíça, e um dos principais pesquisadores sobre o metabolismo energético cerebral. No final dos anos 1990 juntamente com o professor Pierre Magistretti, ele demonstrou através de experimentos utilizando cultura de células nervosas que quando os neurônios são estimulados, a glicose é preferencialmente captada pelos astrócitos e transformada em lactato que servirá como fonte energética para os neurônios.

Os trabalhos do professor Pellerin tiveram grande repercussão no meio científico devido a sua hipótese inovadora sobre a utilização do lactato como substrato energético para os neurônios em atividade. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos tais como Science, Neuroscience e Journal of  Cerebral Blood Flow and Metabolism.

O professor participará de uma série de encontros e conferências com neurocientistas brasileiros e virá a Ufal para uma conferência sobre os seus mais recentes trabalhos sobre a utilização de lactato pelo cérebro, além de participar de discussões de resultados de pesquisas feitas em colaboração com o Laboratório de Eletrofisiologia e Metabolismo Cerebral, coordenado pela professora de Fisiologia Adriana Ximenes, do ICBS.

contatos: aximenes@ccbi.ufal.br