LCCV e Instituto de Química vão contribuir com infraestrutura da exploração do pré-sal

Por Cassiano Viana

Foi criada, durante reunião no Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), no dia 10 de agosto, por centros de pesquisa, instituições de ensino e associações membros da comunidade dutoviária, a Rede de Competência em Válvulas.

A Rede vai permitir aos fabricantes brasileiros atenderem à Norma Técnica NBR 15827:2007 – Regulamento de Avaliação da Conformidade para Válvulas Industriais para Instalações de Exploração, Produção, Refino e Transporte de Produtos de Petróleo. “A idéia é que a rede seja um espaço para debater uma infra-estrutura laboratorial para o pré-sal”, comenta Raimar van den Bylaardt.

Participam da Rede, além do CTDUT, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMAQ), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e COPPE/UFRJ.

Segundo Josealdo Tonholo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, participam dessa Rede na Ufal grupos do Centro de Tecnologia, através do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), e do Instituto de Química e Biotecnologia, através da Eletroquímica.

Disponível no site.