Museu Théo Brandão realiza intensa programação cultural em agosto

A programação já começou. Até o final do mês, o Museu Théo Brandão realiza as comemorações relativas ao mês do folclore, com o tema Mês do Folclore Ranilson França. A segunda semana de agosto é a Semana do Munguzá Cultural. O Museu também prorrogou a inscrição para a seleção de documentários sobre cultural popular

Més do Folclore será comemorado no Museu Théo Brandão

A primeira semana de comemorações é intitulada Semana da Arte e Inclusão. Os grupos participantes do projeto Todos os sentidos: arte e inclusão estiveram reunidos, nesta quarta-feira, em um encontro diferente: desta vez, os próprios participantes do projeto mostraram suas habilidades artísticas, através de apresentações de dança, música e capoeira, entre outras manifestações culturais.  Além dos visitantes do projeto, teve a apresentação do pastoril Menino Jesus, da Cambona, coordenado por Jeanne D’arc Barros.

A segunda semana de agosto é a Semana do Munguzá Cultural.  O folclore alagoano será o tema debatido entre os professores Clébio Araújo, da área de história, e Wagner Chaves, de antropologia, no dia 11, às 19h, na mesa redonda mediada pelo professor Radjalma Cavalcante. Nesse mesmo dia, às 18h30, também haverá a abertura da exposição Entre cores e formas, com as pinturas de Vicente Ferreira e as esculturas de Geraldo Dantas, artistas ganhadores do Prêmio Gustavo Leite de 2010.

No dia 16, às 14h30, acontece, no auditório do Museu, o seminário Representações Sociais da Arte Popular de Alagoas, com a professora Sheva Maia Nóbrega, da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Já no dia 17, será a vez da Roda de conversa, com os pesquisadores do Núcleo de Investigação Multidisciplinar do Museu Théo Brandão. Pesquisas realizadas pelo grupo serão abordadas, a exemplo do projeto Arte na escola, com o pesquisador André de Freitas, e Protagonismo feminino em comunidades de pescadores em Alagoas, com Michael Machado.

A Semana do Museu vai à rua será marcada pela abertura da 3ª edição do projeto itinerante, que acontecerá no domingo, dia mundial do folclore, 22 de agosto, às 5 h da madrugada. Nesta edição, o convidado é o artista Gil Lopes, que deu cores exuberantes a quinze bois em cerâmica.  A abertura da exposição, intitulada Boibrincar, será na orla de Ponta Verde, em frente à barraca Lopana. Para completar o domingo festivo, o grupo percussivo Baque Alagoano irá se apresentar no local.

A última semana de agosto, intitulada Semana da arte e da literatura, contará com a presença do poeta e dramaturgo Ariano Suassuna, que vem receber o Título Doutor Honoris Causa, concedido pela Ufal, no dia 24, às 17 h. Na ocasião, também haverá a entrega do Prêmio Gustavo Leite aos artesãos do ano, além de lançamento do livro De Belo Monte à Canudos destruída: o drama bíblico da Jerusalém do Sertão, do professor da PUC/SP, Pedro Vasconcelos. A publicação inaugura a coleção Estudos Culturais do Museu Théo Brandão. Ao final da solenidade, o grupo Baque Alagoano irá se apresentar no pátio do Museu Théo Brandão.

Inscrição prorrogada para o concurso de documentário

O Museu Théo Brandão prorrogou o prazo de inscrição para a mostra de curtas e vídeos sobre cultura popular. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 17 de setembro. O resultado do concurso será divulgado logo em seguida, no dia 22, quando haverá também a exibição dos melhores trabalhos.

O objetivo do concurso é estimular e valorizar a produção e o registro das manifestações culturais populares. Os interessados em participar da Mostra de Curtas e Vídeos podem se inscrever no Núcleo de Pesquisa do Museu Théo Brandão ou mandar o vídeo pelos correios.

Os documentários poderão ser em cores ou preto e branco, e ter entre quinze a sessenta minutos de duração. Os trabalhos poderão abordar como subtemas: folguedos populares de Alagoas, comunidades tradicionais, produção artesanal, confecção de rendas e musicalidade.

Somente poderão participar do concurso pessoas físicas, individualmente ou em grupos de até dez pessoas, mediante preenchimento da ficha de inscrição, da autorização para exibição e declaração de autoria. Os vídeos serão julgados por uma comissão qualificada, indicada pela Direção Geral do Museu Théo Brandão.

Mais informações: Núcleo de Pesquisa do Museu Théo Brandão, 3221-2977.

Leia também: Participe do seminário "Múltiplos olhares sobre a cultura popular e afro alagoana"