Pesquisadores publicam artigo em Revista Científica Internacional

Grupo de Óptica e Materiais - OptMa

Integrantes do Grupo de Óptica e Materiais - OptMa da Universidade Federal de Alagoas publicaram um trabalho no periódico Physical Review Letters (PRL), um dos mais importantes jornais da área, com um fator de impacto de 7, 180. Este jornal é classificado pela CAPES como Qualis A1 na área de Física e na área de Materiais.

No artigo, os autores mostraram experimentalmente uma maneira simples e direta de medir o momento angular da luz. “Apesar dos integrantes do grupo já terem publicado diversos artigos neste periódico, este é o primeiro artigo publicado no PRL cujo experimento foi inteiramente realizado na UFAL, demonstrando a maturidade e a qualidade da pesquisa experimental aqui desenvolvida,” salienta o professor Eduardo Fonseca, integrante do grupo e um dos autores do artigo. Os outros integrantes do grupo que participaram do trabalho foram: Willamys C. Soares, estudante no momento finalizando seu doutoramento em Física, e Jandir M. Hickmann, líder do grupo.

O momento angular orbital da luz é um tipo de rotação do campo eletro-magnético que se assemelha a rotação de um planeta em torno do sol, em comparação com a rotação do planeta em torno do seu próprio eixo, que se assemelha a polarização circular da luz, associada ao spin do fóton. Medir o momento angular da luz vem sendo um desafio para vários grupos científicos no Brasil e no mundo. O experimento desenvolvido pelo OPTMA mostrou que um feixe laser possuindo momento angular orbital, ao ser transmitido por uma abertura triangular, forma uma rede de pontos luminosos (veja figura em anexo), indicando de modo direto a quantidade e o sinal do momento angular orbital da luz.

A importância desse trabalho para a comunidade científica mundial ficou evidente ao ser selecionado como o tópico semanal da edição de 30 de Julho de 2010 do Physical Review Focus, publicação que seleciona semanalmente um artigo, por sua importância para a comunidade científica, entre as revistas da Sociedade Americana de Física.