Projetos do Nusp são premiados em Seminário Nacional de Saúde

Projetos de Alagoas na área da Saúde são premiados em Brasília | nothing
Projetos de Alagoas na área da Saúde são premiados em Brasília

Projetos do Núcleo de Saúde Pública da Ufal – Nusp - conquistaram os primeiros lugares no Seminário Nacional de Avaliação do Projeto de Aperfeiçoamento de Gestão da Atenção Primária - AGAP. A premiação foi bastante comemorada pelos professores e alunos envolvidos nos projetos e pela comunidade acadêmica, principalmente da área de saúde.

O projeto que conseguiu o primeiro lugar teve como tema “A Elevada prevalência de cárie dentária nas crianças de 5 anos de idade no município de Porto Calvo”  e foi desenvolvido pela professora Tereza Angélica, que faz parte do Nuspu com a participação da coordenadora de Saúde Bucal de Porto Calvo, Leta Eulina Melo, e da técnica de Coordenação de Saúde Bucal, Bernadete Pereira. O segundo lugar também ficou com a Ufal, pelo trabalho “Elevada prevalência de morbidade e elevado coeficiente de mortalidade por câncer de colo de útero em Marechal Deodoro”, coordenado pelo professor da Famed, José Humberto Belmiro Chaves.

O Seminário aconteceu de 25 a 28 de julho, em Brasília. Durante o evento realizado para apresentações dos projetos de intervenção no Projeto de Aperfeiçoamento da Atenção Primária à Saúde, alunos de Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí, mostraram aos avaliadores as ações de intervenções que têm sido realizadas nos municípios de seus estados e que foram elaboradas ao longo dos três anos de duração do projeto.

A diretora do projeto no Brasil, Maria José Evangelista, explicou quais foram os critérios de avaliação utilizados para escolher os três melhores trabalhos. “Nós consideramos 6 critérios para avaliá-los: a participação no curso; a avaliação do projeto escrito, incluindo o modelo lógico, cronograma e orçamento; o monitoramento da implantação e reuniões presenciais durante implantação; o grau de implantação até junho deste ano; a apresentação escrita e oral no seminário, e a criatividade usada pelos alunos. Desses, o que mais pesou foi o grau de implantação, pois o que vale mais é o que de fato, tem sido feito.”

A premiação foi coordenada pela presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Beatriz Dobashi, do Mato Grosso do Sul, e contou com a presença do  secretário estadual de Saúde de Alagoas, Herbet Mota, o do diretor do Programa de Saúde Global do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto e diretor do Projeto AGAP na Universidade de Toronto, professor Yves Roland Talbot, além de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).