Recepção aos "feras" e Aula Inaugural no Campus do Sertão

Com recepção aos "feras" em Delmiro Gouveia e Aula Inaugural em Santana de Ipanema, a Universidade Federal de Alagoas inicia nesta segunda-feira, 9 de agosto, o semestre letivo no Campus do Sertão, onde estão instalados oito cursos de graduação, entre diurnos e noturnos, com 560 vagas, preenchidas pelo PSS e também pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Professor Bruno César vai falar da universidade na vida das cidades

Diana Monteiro - jornalista

O Polo Santana entra em funcionamento a partir desse segundo semestre com os cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Em Delmiro Gouveia funcionam desde o mês de março passado os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Letras (Português), Licenciatura em História e Geografia.

A abertura do semestre na sede Delmiro Gouveia está marcada para as 10 horas, no Salão de Eventos da Jacira,  e será proferida pelo professor de Antropologia Bruno César Cavalcanti, do Instituto de Ciências Sociais da Ufal,  que enfocará o tema “A Universidade na vida das cidades – Perspectivas culturais no mundo globalizado”.

Na oportunidade haverá uma apresentação artística do músico e artesão Egidio Vieira, coordenador de cultura do município de Piranhas, sua cidade natal. Ele é professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco, onde integrou o corpo docente do Departamento de Artes. Também será feita uma homenagem ao poeta popular sertanejo Virgílio Gonçalves.

O professor Bruno César Cavalcanti ressalta que enfocará o papel da universidade na dinâmica da vida das cidades, “levando em consideração o contexto de globalização do mundo atual, onde ao mesmo tempo em que se tem novos desafios, tem-se também novas circunstâncias de enfrentá-los, através dos mecanismos de sociedade em rede”.

Aula Inaugural em Santana do Ipanema

Para a aula inaugural do Polo Santana do Ipanema, que se realizará a partir das 17 horas, no Tênis Clube Santanense, a convidada é a  professora Rossana  Gaia, do Instituto Federal de Alagoas(Ifal), que é santanense, graduada em Jornalismo e doutora em Literatura Brasileira. Ela abordará o tema “Nos confins da terra espinhosa, emerge o sertão glocal”. A programação cultural contará com a participação da Orquestra Filarmônica Maestro José  Ricardo Sobrinho.

A professora Rossana Gaia  integra o Grupo de Estudo do também professor santanense José Marques de Melo, que devido a compromissos anteriormente agendados não poderá comparecer ao evento. A aula inaugural terá como base o livro “Sertão Glocal: uma mar de ideias brota às margens do Ipanema”, a ser lançado em Santana do Ipanema  no mês de setembro pela Edufal. “A palavra glocal é uma junção dos termos global e local, e a ideia de glocalidade alia as tensões típicas da contemporaneidade”, frisa Rossana.