Redução da carga horária para os bolsistas começa nesta quarta-feira

Redução da jornada foi anunciada durante encontro dos bolsistas

Lenilda Luna - jornalista

A partir desta quarta-feira,  1º de setembro, a carga horária dos bolsistas será reduzida de 20 para 12 horas semanais. A medida foi tomada pela gestão da Universidade depois de analisar a necessidade de liberar mais tempo para que os estudantes possam realizar as atividades acadêmicas.

A Bolsa Permanência é um serviço da Pró-reitoria Estudantil (Proest) para que os estudantes de baixa renda tenham uma ajuda de recursos financeiros para garantir a permanência na Universidade, evitando que desistam antes da conclusão do curso. Cada bolsista recebe R$ 300,00 por mês.

A atividade remunerada é exercida dentro do campus, na área de estudo do bolsista, e não pode se chocar com o horário das aulas. “É uma oportunidade de aprendizado e uma garantia de que o aluno terá condições de se manter na universidade. Além da bolsa permanência, o estudante conta com Restaurante Universitário e Residência”, diz o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson.

A redução da carga horária já foi anunciada no Encontro dos Bolsistas da Proest, realizado nos dias 16 e 17 de agosto, e também já está incluída na Cartilha do Bolsista, que foi lançada durante o evento. Além da redução da carga horária, o bolsista tem direito ao recesso de 15 dias no primeiro semestre e de trinta dias, no final do ano letivo.

Todos os direitos e deveres dos bolsistas da Universidade Federal de Alagoas são encontradas na Cartilha do Bolsista e quem ainda não tem pode pegar na Pró-reitoria Estudantil e na Assessoria de Comunicação, situadas na Reitoria.